Vasco empata com Coritiba e cai pela 3ª vez à Série B
Embarque para a Sibéria. Saída: domingo 18h58, de Brasília.
Eurico Miranda prometeu viajar para a gelada terra russa se o Vasco caísse no Campeonato Brasileiro. Depois deste domingo, o mandatário pode encomendar a ida para o extremo leste do maior país do planeta – territorialmente falando, é claro. O Vasco, pela terceira vez na história, jogará a Série B do futebol nacional. Um insulto a uma história mais do que centenária de glórias e conquistas.
Na tarde deste domingo, o Vasco sucumbiu. Fruto dos erros de uma campanha medíocre. Nem o 0 a 0 no Couto Pereira diante do Coritiba, um resultado a não ser menosprezado, tirou o Gigante da Colina da elite do futebol brasileiro. Depois de dois anos, mais um vexame, mais uma queda. O respeito que havia retornado, novamente deixou o time da Cruz de Malta.
O empate sem gols na capital deixou o Vasco com 41 pontos. O Coritiba, por outro lado, termina o Campeonato Brasileiro com 44, salvo de mais um vexame. Pior para o vascaíno, que ‘bateu e voltou’ à divisão de acesso do futebol nacional.
A necessidade da vitória refletiu negativamente nos dois times. Vasco e Coritiba demonstraram nervosismo nos primeiros minutos. A qualidade do jogo foi minada também em virtude do gramado no Couto Pereira, prejudicado pela forte chuva que atingiu a capital paranaense. Somente nos erros individuais, os dois times criaram chances na etapa de abertura do jogo.
Logo aos 14min, Nenê aproveitou cochilo da defesa do Coritiba e saiu cara a cara com Wilson. O craque vascaíno deste Brasileiro, no entanto, parou no goleiro do clube paranaense. A melhor chance dos mandantes, por outro lado, veio aos 31min, também com um destaque do campeonato: Henrique Almeida se atrapalhou para chutar ao gol e desperdiçou.
A movimentação da rodada e as condições péssimas de jogo – as poças no gramado prejudicaram os dois times – resultaram em um desânimo vascaíno. A partir da metade final do jogo, com a vitória parcial do Figueirense sobre o Fluminense e o empate do Avaí contra o Corinthians, o Vasco pouco atacou.
O semblante do torcedor era de abatimento. Mais uma vez, o fim de ano se torna um pesadelo para o torcedor do time carioca. A Série B é o destino do clube alvinegro em 2016. O reflexo do Vasco no Brasileiro veio no final: Jorge Henrique chutou água no gandula e recebeu o cartão vermelho.