Mistério de ‘barcos fantasma’ norte-coreanos com corpos em decomposição intriga Japão

catsAnalistas afirmam que se eles se afastaram muito da costa norte-coreana ou saíram da rota programada, podem ter perdido seu rumo e sua orientação.

O fato de o aparecimento destes barcos ser relativamente comum também parece sugerir que eles se perderam e não que eles levavam desertores.

Também é pouco provável que o mau tempo tenha levado estes barcos para o Japão. O Mar do Japão é mais agitado e tem ventos mais fortes em novembro, mas a Guarda Costeira japonesa disse à BBC que isto é comum nesta época do ano.

Trabalho arriscado

Outra dúvida é por que os pescadores se arriscariam a se afastar tanto da costa norte-coreana.

Uma hipótese é que as autoridades do país estão cobrando quantidades cada vez maiores de pescado – o que levaria as tripulações de barcos pesqueiros a correrem mais riscos.

A televisão estatal da Coreia do Norte recentemente exibiu imagens do líder Kim Jong-Un visitando fábricas ligadas à pesca e pedindo que o país aumente a produção.

Mas nem todos estão convencidos disto.

É comum na Coreia do Norte que os trabalhadores fiquem com o excedente da produção, caso eles consigam ultrapassar a meta imposta pelo governo.

Mas, se você for muito pobre, como é o caso de muitos norte-coreanos, “você também vai fazer de tudo para melhorar sua própria vida”, disse Nilsson Wright.

E isto também pode incluir assumir riscos enormes no mar.

“Pode ser simplesmente o fato de eles não terem tido sorte”, acrescentou o especialista.

 

Fonte: BBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *