Vereador por Igaci morre em consequência da Chikungunya
Edmilson Teixeira
Vereador por Igaci/AL, Lindoarte Ferreira (PRB) faleceu no último sábado num Hospital de Palmeira dos Índios, depois de oito dias internado na UTI, por consequência de uma picada do mosquito aedes aegypti, que lhe deixou debilitado por vários dias com a Chikungunya. O enterro aconteceu no domingo, na cidade de Igaci, num clima de muita emoção. “Era um cidadão respeitado que chegou a disputar quatro eleições. Venceu duas, sobretudo nos orgulhando como um grande representante do nosso povo na Câmara” comentou o prefeito Oliveiro Torres Pianco, argumentando que mesmo sendo um vereador de oposição, Lindoarte esbanjava muita afinidade com sua pessoa.
Lindoarte tinha 71 anos e teria sido eleito com 444 votos em outubro de 2012, resultado que lhe deixou na nona posição entre os 11 parlamentares eleitos. Sua cadeira agora será ocupada pelo suplente Edson Torres (PRB), vereador que já teve a oportunidade de ocupar três mandatos na Câmara de Igaci/AL.
Segundo os especialistas, a febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
Microcefalia
E como se não bastasse, a Chikungunya vem atormentando as mulheres grávidas do Brasil com o surgimento de casos microcefalia. Doença que é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. Microcefalia normalmente é diagnosticada no começo da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento. Vários casos estão aparecendo dessa doença, inclusive em Alagoas, cuja Chikungunya tem sido apontada como a mentora do problema.
Meus pesâmes a familia. Aproveitando a oportunidade quero atraves deste site, fazer um protesto em favor de todos os agentes de saúde e endemias. Classe de profissionais desvalorizados por parte da maioria dos gestores municipais deste país. É o piso salarial que não pagam. É a insalubridade retirada sem nenhum motivo. Onde a constituição brasileira garante este incentivo. É o PCC não elaborado. Como estes profissionais trabalham sem incentivos? Talvez se todos os direitos estivesse sendo repassado todo mês, a situação desta epidemia estaria controlada. Mas a propria população não reconhece o trabalho destes heróis, que andam salvando vidas. Em Palmeira dos Indios os agentes de saúde estão ha 3 anos na justiça para o retorno da insalubridade e até a presente data o ministerio não se pronunciou. QUE JUSTIÇA!!!!!!!!!!!!!