Apagões no sistema elétrico da Eletrobras causam grandes prejuízos à população de Pão de Açúcar
Por Helio Fialho
Nos últimos dias os constantes apagões têm infernizando a vida da população de Pão de Açúcar, no sertão de Alagoas. O fornecimento de energia elétrica está sendo continuamente interrompido por conta da queda energia, oscilações e apagões, que vem danificando os eletrodomésticos e aparelhos eletroeletrônicos em repartições públicas, lojas comerciais e residências.
E desde a madrugada desta quinta-feira (26), os moradores de diversos bairros e de comunidades rurais estão sem energia elétrica, pois às 4 horas e 40 minutos da madrugada ocorreu mais um apagão e até o momento da publicação desta matéria não foi normalizado o fornecimento de energia, causando sérios prejuízos à população, já que todos os setores estão paralisados.
O que mais revolta os usuários é o fato de a ELETROBRAS não prestar esclarecimentos à população pão-de-açucarense sobre o problema, o que, para muitos, isto significa uma grande falta de respeito ao clientes.
Os prejuízos tornam-se maiores porque além de danificar aparelhos eletroeletrônicos, causa, também, constrangimento aos moradores, principalmente porque em Pão de Açúcar o verão tem provocado altas temperaturas, chegando o termômetro a marcar entre 49 a 54 graus, e a falta constante de energia elétrica, só esta semana, provocou a falta de água na cidade por duas vezes.
Isto porque o sistema de bombeamento do SAAE, responsável pelo fornecimento de água encanada para a população, fica sem funcionar quando acontece apagão ou oscilação forte na rede de energia. Outro problema que provoca a falta de água são as oscilações fortes que travam automaticamente o relê do sistema de abastecimento.
E com a falta de água provocada pelos contínuos apagões, a população fica numa situação muito difícil, principalmente as pessoas que não possuem uma caixa d`água em casa.
Segundo o diretor do SAAE, Sérgio Barbosa Correia, a situação torna-se mais grave quando os apagões atingem a COHAB e o Alto Humaitá, locais onde estão instaladas as bombas de abastecimento do SAAE.
Segundo, ainda, o diretor do SAAE, Sérgio Barbosa, ele vem orientando às pessoas que não possuem caixa d´água em casa, que adquiram com urgência uma e coloquem em suas residências, para que possa reservar água, pois a situação tende a piorar porque a escassez de água nas hidrelétricas, em consequência da falta de chuva nos reservatórios de Três Marias, Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e Xingó, provocará apagões e fortes oscilações com mais frequência e os prejuízos serão, ainda, maiores para a população.
Espera-se das autoridades competentes, incluindo os gestores maiores da ELETROBRAS/CEAL, neste momento de grande aflição popular, que seja encontrada uma solução definitiva para este grave problema que há anos vem causando enormes prejuízos aos pão-de-açucarenses.