Conta de energia elétrica fica mais cara para consumidores em Alagoas
A conta de energia do alagoano vai aumentar mais uma vez este ano, segundo informou a Eletrobras Distribuição Alagoas nesta segunda-feira (23). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste médio de 6,48% na última sexta-feira (20), quando passou a entrar em vigor.
Segundo a Eletrobras, a influência nas contas deste mês vai acontecer de forma gradativa e proporcional, devido aos dias de consumo com o valor novo. A partir de dezembro, o reajuste já será integral. Para os consumidores residenciais, o aumento será de 6,17%, enquanto para os consumidores com fornecimento em média e alta tensão, o reajuste será de 7,07%.
De acordo com a Eletrobras, o reajuste estará em vigor até agosto de 2016, quando novos cálculos serão realizados, podendo, inclusive, indicar redução da tarifa.
Para a Companhia, o reajuste é necessário devido o impacto da forte estiagem que provocou o aumento do custo da geração da energia, em função da necessidade de despacho de usinas térmicas a óleo e gás.
Dos 6,48% de reajuste, 1,17% serão arrecadados pela Eletrobras, para cobrir custos com a distribuição e remunerar todos os investimentos realizados pela concessionária entre agosto de 2013 e agosto de 2014. O restante do aumento é destinado para a compra de energia, transmissão encargos e tributos.
Em fevereiro, o valor da conta de luz já havia ficado mais caro para os consumidores no estado. O aumento aconteceu depois de uma revisão extraordinária de tarifas de energia elétrica das distribuidoras com voto da Aneel. O resultado desta revisão em Alagoas foi um acréscimo de 4,7%.
Fonte: G1