OAB/AL prepara sede para eleição na quarta-feira (18)
A sede da ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) está quase pronta para receber os mais de seis mil advogados votantes que devem participar do pleito desta quarta-feira (18), para eleger o novo Conselho Seccional da Ordem. Nesta terça-feira (17) os funcionários da Instituição estão voltados apenas para os trabalhos internos e para a preparação da sede, em Jacarecica.
A eleição ocorre a partir das 9h de amanhã e segue em horário contínuo até às 17h em Maceió e nas demais subsecções no interior do estado. Para votar, o advogado precisa apresentar a carteirinha da OAB/AL ou qualquer documento com foto e estar quites com o pagamento das anuidades da Ordem, até 2014.
O advogado que não puder votar precisa justificar a falta, através de um requerimento enviado à presidência, sob pena de pagamento de multa. A justificativa do voto será recebida em até trinta dias após o pleito.
“A Comissão Eleitoral tem plena convicção de que o comparecimento na eleição de amanhã será maciço, não apenas porque é uma obrigação dos advogados, mas porque se trata do exercício de um dos mais belos direitos da humanidade moderna, qual seja a escolha dos seus representantes”, disse o presidente da Comissão Eleitoral da OAB/AL, Marcos Guerra.
No dia do pleito
Visando um pleito justo e sem grandes eventualidades, representantes das chapas que estão disputando aos cargos do Conselho Seccional da Ordem, definiram, junto à Comissão Eleitoral e em comum acordo, regras a serem seguidas no dia do pleito:
Ficou determinado que os crachás dos fiscais e delegados serão padronizados e entregues pela OAB e não serão permitidas camisas que identifiquem as chapas, contudo não será vedado que os fiscais e delegados de determinada chapa utilizem a mesma cor para todas as camisas. Além disto, cada urna poderá conter um fiscal por chapa, credenciados pela Comissão, não sendo permitida a permanência de dois fiscais da mesma chapa na mesma urna.
Para acompanhamento do pleito no interior do prédio sede, serão credenciados três delegados por chapa ficando vedado, no entanto, pedir voto neste recinto. Somente estes delegados poderão acompanhar a apuração dos votos.
Sobre a estrutura, tendas foram sorteadas com lugar destinado a cada chapa específica, não sendo permitido o consumo de bebidas alcoólicas e nem aparelhos de som de qualquer natureza. Nas tendas, devem conter apenas uma placa ou banner de 2 metros quadrados e uma bola de tamanho máximo de dois metros de diâmetro.
Cabe ressaltar ainda que o transporte em vans somente será permitido nos veículos custeados e credenciados pela OAB, no roteiro: sede histórica, Justiça Federal, do Trabalho e Parque Shopping.
No diário eletrônico da OAB/AL, os advogados podem encontrar a relação dos aptos a votar com a indicação dos locais de votação e urnas, sem discriminação dos advogados sub-júdice.
Assessoria