Eletrobras pode perder concessão em AL

6

A Eletrobras pretende quitar dívidas da sua distribuidora de energia em Alagoas, após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recomendar ao GOVERNO FEDERAL que não renove a concessão da empresa devido à inadimplência junto ao setor, afirmou o diretor financeiro da Eletrobras, Armando Casado.

O objetivo da estatal é manter a concessão para colocar aEMPRESA À VENDA, como parte de processo já iniciado pela Eletrobras para se desfazer de parte de seus ativos de distribuição – a começar pela Celg, de Goiás, que deve ser oferecida aos investidores ainda neste ano.

“Não vamos deixar de forma alguma isso acontecer (a perda da concessão)… é um valor muito baixo e vamos resolver o problema. A Ceal [antigo nome da Eletrobras em Alagoas] tem mais valia, é uma boa empresa e está na nossa lista de venda… Vou entrar diretamente no processo para resolver”, disse Casado à Reuters.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que centraliza os pagamentos e recebimentos entre as empresas do setor, informou à Aneel que a Eletrobras Distribuição Alagoas devia cerca de 65 milhões de reais em meados de outubro.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, definiu a situação da distribuidora de Alagoas como “inaceitável”, uma vez que a empresa recolhe tarifas de seus consumidores, mas não cumpre com obrigações junto ao setor elétrico. “É realmente lamentável que a empresa chegue a essa situação”, disse Rufino, ao aprovar o encaminhamento de sugestão ao Ministério de Minas e Energia para que a concessão da empresa, vencida em julho deste ano, não seja renovada.

A Eletrobras Alagoas alega que tem enfrentado custos maiores que os contemplados nas tarifas – uma questão que tem sido destacada por diversas distribuidoras neste ano, conforme o maior custo de acionamento de termelétricas e o aumento do preço da energia de Itaipu, cotada em dólares, pressionam o caixa do segmento.

 

 

*Com Gazeta Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *