Artilheiro da Série B, Zé Carlos critica falta de investimento na base de AL

4O futebol brasileiro vive uma crise na revelação de talentos, e em Alagoas não é diferente. Muitos foram os jogadores que começaram nas categorias de base dos principais clubes alagoanos e alçaram voos altos na carreira. Exemplo disso é Adriano Gabiru, Aloísio Chulapa, Flávio, Jadílson, Pepe, Souza, Dida e tantos outros. Mas, nos últimos anos, poucas promessas deixaram o estado para figurar em grandes clubes. Destaque do CRB, o alagoano Zé Carlos lamenta a falta de investimento na formação de novos talentos.

Revelado pelo Corinthians-AL, ele é fruto da aposta nas categorias de base. Artilheiro isolado da Série B, com 16 gols, Zé começou a dar os primeiros toques na bola nos campinhos da Chã da Jaqueira, periferia de Maceió. No entanto, o centroavante admite que os campeonatos de várzea estão ficando cada vez mais escassos e critica a forma de gestão dos clubes.

– Na minha época, há cerca de 15 anos, dava-se muito valor aos campeonatos de bairro. Era dos campos de terra batida, das periferias, que se descobria grandes talentos. Hoje em dia é muito difícil sair um jogador dos campos de várzea. Aqui em Alagoas os clubes quase não exploram isso. Praticamente não há mais olheiros que possam avaliar esses moleques. Os clubes esquecem que é dali que saíam muitos jogadores, a base está muito esquecida no futebol e principalmente no alagoano. A gente espera que possa voltar a se valorizar para surgirem outros talentos. Infelizmente, falta empenho desses dirigentes – assegurou.

Antes de assumir a artilharia isolada da Segundona deste ano, o atacante atuou em vários clubes do Brasil e rodou o mundo, passando por países como Portugal, Coreia do Sul, Japão, China e Emirados Árabes. Defensor das competições de bairros, ‘Zé dos Gols’ incentiva a prática do futebol para moleques das periferias e ainda contribui com alguns clubes de futebol amador.

– Esse trabalho nas periferias é muito importante. Por conta do nosso trabalho, da correria do dia a dia, com treinamentos, viagens e jogos, fica difícil acompanhar tudo de perto. Mas mesmo de longe procuro sempre estar ajudando, incentivando esses garotos que querem ser jogador. A gente espera que num futuro próximo possam surgir atletas de qualidade em grandes clubes – salientou.

Exceção no atual mercado alagoano, o jovem atacante Maxwell surge como uma das maiores promessas do CRB dos últimos anos. Habilidoso e dono de um chute forte, o garoto tem feito boas apresentações vestindo a camisa alvirrubra na disputa da Série B e vem recebendo elogios do centroavante do Galo. Zé Carlos aposta no sucesso do garoto e disse que sempre orienta o companheiro.

– O Maxwell é um menino que escuta muito a gente, é um garoto e gente boa, tem humildade, e espero ajudá-lo da melhor maneira possível. Converso direto tudo aquilo que a gente passou no começo de carreira. Ele é muito promissor e tenho certeza que tem tudo pra crescer no futebol – pontuou.

 

Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *