Lei Seca bate recorde em registro de infrações numa única operação: 193
Uma operação conjunta, na noite de sábado, 24, e madrugada de domingo, 25, entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) – através da Lei Seca – e o Comando de Policiamento da Capital (CPC) Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) resultou no registro de 193 infrações.
Na operação, foram feitas mais de 200 abordagens em dois lugares diferentes: Praia da Avenida (Antiga sede da TIM) e Praça Dom Pedro I (Praça da Catedral). A Lei Seca ainda não tinha feito abordagens nestes dois lugares.
O número desta Operação Lei Seca foi recorde para uma só noite. “Isso acontece graças à integração dos entes envolvidos no propósito de preservar vidas, à dedicação dos servidores do Detran de Alagoas que integram a Lei Seca e à Polícia Militar, através do Batalhão de Trânsito e de outras unidades da corporação”, disse Antônio Carlos Gouveia, diretor-presidente do Detran/AL.
A operação foi toda planejada com base na realização de um show, no Trapiche da Barra e durou das 22h do sábado até as 6h do domingo, o que possibilitou o maior número de abordagens e de infrações. Mesmo diante de toda a campanha que é feita sobre a trágica combinação entre álcool e direção, muita gente ainda insiste em beber e dirigir.
Na operação deste final de semana, o que chamou a atenção foi a quantidade de pessoas que dirigiam após ingerir bebidas alcoólicas. Foram feitos 249 testes de bafômetro e 51 pessoas foram flagradas com o teor alcoólico no organismo acima do permitido.
Houve três casos de flagrante delito por embriaguez ao volante. Nestes casos, os condutores foram presos e levados para a Central de Flagrantes. Houve ainda dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).
Números:
249- testes realizados
*193 – veículos abordados
139 – total de infrações
51 – pessoas flagradas com teor de álcool acima do permitido
49- CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) recolhidas
43 – recusas (quando o condutor se nega a fazer o teste do bafômetro)
14 – condutores inabilitados
8 – veículos recolhidos
5 – processos administrativos
3 – flagrantes por embriaguez ao volante
3- CRLVs (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) recolhidos
2 – menores ao volante e desacato
1 – TCE (Termo de Constatação de Embriaguez)
* Isso ocorre porque há os testes de liberação de veículo retido; ou seja, o número de testes realizados pode ser maior do que os de veículos abordados.
E POR QUE ESSA OPERAÇÃO NÃO É FEITA NO INTERIOR ALAGOANO? PRINCIPALMENTE NO FINAL DE SEMANA.