Brasil garante vaga nas oitavas e Chile está virtualmente classificado
A seleção sub-17 de futebol do Brasil conquistou nesta sexta-feira uma vaga nas oitavas de final do Mundial da categoria, que é disputado no Chile, com uma vitória sobre a Guiné, por 3 a 1, enquanto os anfitriões do torneio golearam os Estados Unidos, por 4 a 1, e estão virtualmente classificados para a próxima fase entre os quatro melhores terceiros colocados.
Sem demonstrar um futebol vistoso e com um homem a menos durante todo o segundo tempo, a seleção brasileira venceu Guiné por 3 a 1 nesta sexta-feira no estádio Sausalito, em Viña del Mar, em partida válida pela última rodada.
Com a bola sob seu domínio na maior parte do tempo, o Brasil não demorou a fazer 1 a 0. Aos 14 minutos da primeira etapa, o goleiro Moussa derrubou Leandro na área, e o árbitro marcou pênalti. Lincoln cobrou e abriu o placar.
Em ritmo de treino, o segundo gol saiu aos 33 minutos. A bola foi de pé em pé até ser cruzada para Leandro marcar de cabeça. Ainda antes do intervalo, aos 45, Lincoln sofreu falta, empurrou o adversário e levou cartão vermelho direto.
A desvantagem numérica não atrapalhou, e a equipe tricampeã do Mundial Sub-17 chegou ao terceiro, aos 22. Dodô cruzou da direita e Arthur deixou o dele. Nos instantes finais, aos 38 minutos, Sylla marcou o de honra da representante africana, que foi eliminada.
A vitória deixou o Brasil em segundo lugar do Grupo B, com seis pontos, atrás da Coreia do Sul, que empatou com a Inglaterra em 0 a 0 e foi a sete. O ‘English Team’ ficou com apenas dois e ainda sonha avançar entre os melhores terceiros. Guiné obteve um e está fora.
No Grupo A, a Nigéria, que já estava classificada, perdeu por 2 a 1 para a Croácia, que jogava sua vida na competição e obteve uma merecida vitória sobre o atual campeão mundial.
O nigeriano Victor Osimhen inaugurou o placar no primeiro tempo, mas a Croácia conseguiu a virada no segundo com Josip Brekalo e Karlo Majic.
Com esse resultado, as duas equipes avançaram para as oitavas de final, com a Nigéria ocupando o primeiro lugar da chave.
No outra partida do grupo, o Chile surpreendeu os Estados Unidos com uma goleada por 4 a 1, em Viña del Mar, diante de 20 mil torcedores que incentivaram os garotos de ‘La Roja’.
O americano Brandon Vázquez marcou o primeiro gol do jogo, mas os chilenos conseguiram a virada com uma grande atuação coletiva. Marcelo Allende, Gabriel Mazuela, Gonzalo Jara e Camilo Moya balançaram as redes para o time anfitrião, que encerrou a primeira fase da competição em terceiro lugar do grupo com quatro pontos.
Com isso, o Chile está virtualmente classificado para a fase seguinte como um dos quatro melhores terceiros colocados, mas deverá esperar a definição dos outros grupos para confirmar a vaga.
Nigéria e Coreia do Sul enfrentarão nas oitavas de final dois dos quatro melhores terceiros colocados que avançarem na competição.
A Croácia vai encarar o segundo colocado do Grupo C, que será definido neste sábado e no qual a Alemanha ocupa a liderança, seguida pelo México.
Já o Brasil terá pela frente o segundo do Grupo F, que possivelmente será o Paraguai.
Neste sábado será disputada a terceira e última rodada do Grupo C, com os duelos entre Argentina e Austrália, e Alemanha e México.
Também será definido o Grupo D, com os confrontos entre Mali e Honduras, e Equador e Bélgica.
Terra