Joe Biden diz que não concorrerá na primária presidencial democrata
O vice-presidente americano, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (21) que não será candidato nas primárias que definirão o candidato democrata na corrida presidencial de 2016.
Ele disse que a “janela” de tempo necessária para construir uma candidatura viável se “fechou”, enquanto sua família se preparava para aguentar uma corrida eleitoral apesar da recente perda de seu filho Beau Biden, que morreu de câncer no cérebro.
“Acredito que não temos tempo, o tempo necessário para montar uma campanha vencedora para a indicação”, declarou ao lado do presidente Barack Obama e de sua esposa Jill Biden, no jardim da Casa Branca, em Washington.
Biden afirmou que, apesar de não ser candidato, não ficará em silêncio e terá participação ativa até o fim do seu mandato. Ele disse ainda que se esforçará para apoiar a busca pela cura do câncer nos meses que ainda tem como vice-presidente.
Recentemente, Biden criticou implicitamente Hillary Clinton e se gabou de sua proximidade com o presidente Barack Obama, o que pareciam dicas sutis de uma possível candidatura, que não se confirmou. Ele aparecia em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto nas primárias.
G1