Granizo atinge interior do RS na madrugada desta quarta-feira

catsO município de Encantado, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, foi atingido por queda de granizo na madrugada desta quarta-feira (21), durante chuva que durou cerca de 20 minutos. O Corpo de Bombeiros registrou mais de 100 ligações sobre danos causados pelas pedras de gelo.

O levantamento na madrugada indicou que 30% das casas da cidade, que tem cerca de 20 mil habitantes, ficaram danificadas. O bairro mais afetado foi o Jardim do Trabalhador. A Defesa Civil do município distribui lonas aos moradores.

Na mesma região, a cidade de Rio Pardo ainda sofre com as consequências do temporal da semana passada, quando uma mulher e o filho morreram dentro de casa, após queda de árvore. Os dados mais atualizados da prefeitura apontam prejuízo de mais de R$ 70 milhões com o mau tempo.

O valor também inclui as perdas na área rural. Com a chuva e a enchente, lavouras de canola, trigo, tabaco e melância foram as mais atingidas em Rio Pardo.

Somente na cidade, 40% dos moradores seguem sem energia elétrica. Comitês de auxílio aos atingidos foram criados, e uma campanha para compra de telhas foi lançada pela prefeitura.

Ainda em Rio Pardo, 110 famílias estão em casas de amigos e familiares em razão da cheia do Rio Jacuí. Em duas escolas municipais de ensino fundamental, e uma de educação infantil, as aulas só serão retomadas na segunda-feira, porque os prédios estão sem luz e com os telhados danificados.

Chuva afeta quase 150 mil moradores

Segundo último boletim da defesa Civil Estadual, a chuva que castiga o Rio Grande do Sul há duas semanas já atinge 149.276 moradores Entre eles, 7.125 famílias tiveram de deixar suas residências, sendo 5.779 desalojadas, que foram para casas de amigos ou familiares, e 1.346 desabrigadas, que necessitam de um espaço fornecido pelo Poder Público.

Também aumentou o número de municípios com decreto de situação de emergência. O órgão homologou 27 decretos de emergência, 26 incluídas no decreto coletivo assinado pelo governador José Ivo Sartori na semana passada e Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo. Outras 32 cidades decretaram situação de emergência.

 

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *