Caravana de Romeiros retorna do Juazeiro do Norte rumo a Tanque d´Arca
Assessoria
A história das romarias ao Juazeiro do Ceará, principalmente dos nordestinos, por conta da história do lendário Padre Cícero, advém de sua trajetória de liderança junto àquele povo sofrido e faminto por consequência das secas e dos maus tratos a que se submetia aquela população.
Tanque D’Arca viveu momento religiosidade com a 1º Romaria de 200 pessoas que viajaram, em dois ônibus, vans e vários automóveis, ao Juazeiro do Norte, no Ceará, em visita ao santuário do Padre Cícero Romão Batista.
Após missa celebrada na Catedral da cidade a caravana partiu de Tanque d´Arca às 20h da sexta-feira (16).
A viagem de romeiros organizada pelo prefeito interino Antonio Teixeira, que também seguiu em caravana com a família, afim de pagar uma promessa.
A Prefeitura de Tanque d´Arca colaborou para que a longa viagem fosse mais tranqüila. “O município está dando total apoio aos romeiros, para que junto ao padre Cícero possam pedir por melhores dias para a nossa comunidade. É um ato de fé cristã, que não poderíamos deixar de participar”, disse o prefeito Antônio Teixeira, que acompanhou a caravana dos romeiros.
Os ônibus, vans e carros particulares, seguiram o percurso até Juazeiro do Norte no Ceará, viajaram em Comboio para diminuir os riscos de assaltos, que são freqüentes em época de romaria.
No Juazeiro do Norte, romeiros fizeram visitas às igrejas e ao horto, onde assistiram missas. A caravana chegou a Tanque d´Arca nesta segunda-feira (19), às 5h da manhã.
SOBRE PADRE CÍCERO
Padre Cícero Romão Batista foi um importante líder religioso brasileiro.
Nasceu em 1844 no estado do Ceará.
No ano de 1889, Padre Cícero ganhou notoriedade no Nordeste, pois um fato ganhou repercussão nacional. Conta-se que, durante uma missa na igreja de Juazeiro (Ceará), a hóstia consagrada por ele transformou-se em sangue na boca de uma mulher.
A população local passou a considerar o padre como um milagreiro. A Igreja Católica, não concordando com os acontecimentos, considerou-o como místico e o proibiu de exercer o sacerdócio. Viajou para Roma onde conseguiu a absolvição do Papa João XIII.
Porém, continuou proibido de celebrar os rituais do catolicismo.
Entrou para a política e foi prefeito da cidade de Juazeiro por 15 anos.
Morreu no ano de 1934, tornando-se uma das principais figuras religiosas da história do país.
Até hoje, o túmulo de Padre Cícero é um dos pontos de peregrinação mais importantes do Brasil.
Padre Cícero é considerado um santo (não reconhecido pela Igreja Católica Romana) por muitas pessoas religiosas, principalmente do Nordeste.
eu foi curada com o óleo de pequim ,eu tinha problema de garganta e minha mãe levou pro médico disse a mãe que não passava nem água pra mim por que minha mãe era uma louca pra deixa eu ficar nesta situação ,com quinze dias eu e mãe voltemos para o médico e quando ela mim viu ficou sem saber o que fazer,ele perguntou a mãe o que ela tinha mim dado ela respondeu você disse a mim que não passava nem água pra ela,então eu só dei água a ela, mas eu tomei o óleo de pequim e fiquei curada até hoje não cinto nada.