Trio vence Nobel de Medicina por tratamentos contra infecções parasitárias
William Campbell, de origem irlandesa, o japonês Satoshi Omura e a chinesa Youyou Tu foram anunciados nesta segunda-feira como os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina pelo desenvolvimento de tratamentos contra infecções parasitárias.
Campbell e Omura foram recompensados em conjunto por seus “trabalhos sobre um novo tratamento contra as infecções provocadas por vermes”, enquanto Youyou Tu foi premiada por suas “descobertas sobre uma nova terapia contra a malária”, anunciou o júri do Nobel em Estocolmo.
“William C. Campbell e Satoshi Omura desenvolveram um novo medicamento, a Avermectina, cujos derivados reduziram drasticamente a prevalência da cegueira dos rios (oncocercose) e a filariose linfática”, explicou o júri.
Youyou Tu, de 84 anos, que tinha o nome cogitado há vários anos na Academia, desenvolveu um tratamento particularmente eficaz contra a malária com um extrato da planta Artemisia annua.
Tu é a 12ª mulher a receber o Nobel de Medicina desde a criação do prêmio em 1901.
No ano passado, o Nobel de Medicina foi concedido ao pesquisador britânico-americano John O’Keefe e ao casal norueguês May-Britt e Edvard I. Moser pela descoberta de um sistema de “GPS interno” no cérebro.
O prêmio de Medicina abre a temporada do Nobel em 2015. Na terça-feira será anunciado o prêmio de Física e um dia depois o de Química. O Nobel de Literatura será revelado na quinta-feira e o prêmio da Paz na sexta-feira em Oslo. A última categoria é a de Economia, no dia 12 de outubro.
Os vencedores dividem um prêmio de oito milhões de coroas suecas (963.000 dólares, 855.000 euros).
AFP