Votação para o Conselho Tutelar transcorre de forma tranquila em Alagoas
Da Redação
Em Alagoas a votação transcorreu de forma tranquila, exceto em Palmeira dos Índios onde a população compareceu em massa, provocando tumulto.
A eleição para conselheiro tutelar aconteceu de forma tranquila na capital alagoana. Concorreram 110 candidatos para os 50 cargos de conselheiros de 10 regiões administrativas.
Foram 39 locais de votação, totalizando 235 seções eleitorais, que irá eleger os cinco candidatos mais votados de cada região como os novos conselheiros tutelares. Caso haja empate, será escolhido o conselheiro que tiver mais tempo de experiência em atividades com crianças e adolescentes.
Arapiraca
Em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral do Estado. A eleição aconteceu na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), bairro Alto do Cruzeiro e na Escola Costa Rego, locais de votação dos novos membros do Conselho Tutelar do município.
Compareceram aos locais de votação a prefeita Célia Rocha (PTB), além de vários vereadores. Concorreram 18 candidatos às 10 vagas disponíveis.
União dos Palmares
A votação transcorreu de forma tranquila também na eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares em União dos Palmares. A votação aconteceu na Escola Jairo Correia Viana, centro da cidade.
Esse ano 15 candidatos concorrem a cinco vagas.
A estimativa da Comissão Eleitoral é que cerca de 10 mil pessoas participaram do processo.
Palmeira dos Índios
Em Palmeira dos Índios, conforme as horas foram passando, o volume de possíveis eleitores foi aumentando na Escola Estadual Humberto Mendes. Ás 9h da manhã, quando foram abertos os portões daquele local, foi grande a correria para as filas de cada secção.
Segundo um idoso, que foi praticamente atropelado nesse momento, só viu essa turbulência em dias de eleições políticas – partidárias. Houve, inclusive por orientação do promotor, Rogério Paranhos, o fechamento, por alguns minutos, dos portões da Escola, principalmente para não comprometer a integridade física da população ali presente.
Em entrevista, durante a votação, o promotor Rogério Paranhos explicou que as providências já tinham sido tomadas para o melhor atendimento dos idosos, portadores de necessidades especiais, gestantes e mulheres com menores de colo.
Pela quantidade de pessoas, chegou-se a ouvir entre alguns componentes das filas que esse é um dos sintomas e reflexo, talvez negativo, para as eleições do próximo ano.