Antes de ir a uma agência do INSS, segurado deve agendar atendimento
Para evitar transtornos e deslocamentos desnecessários – especialmente nesse período inicial de reabertura das unidades e grande volume de atendimentos –, o INSS orienta que os segurados busquem informações sobre os serviços disponíveis na Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h (ligação gratuita de telefone fixo ou público e custo de ligação local na chamada de celular) e no Portal da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) e agendem o atendimento, antes de se dirigirem às agências.
Além disso, ressalta que não haverá qualquer prejuízo financeiro para os segurados. No momento da concessão do benefício, será considerada a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, a partir de quando são gerados os efeitos financeiros.
Benefícios e serviços sem sair de casa
Além de prestar informações sobre o atendimento, documentação necessária para requerer os benefícios e agendar os serviços nas Agências da Previdência Social, a Central 135 e o Portal da Previdência Social, também realizam vários serviços, tais como:
– confirmação de agendamento marcado
– reagendamento de atendimento não realizado no período de greve
– inscrição como contribuinte da Previdência Social
– esclarecimentos de dúvidas sobre valor e contribuição do INSS
– atualização de endereço
– consulta sobre andamento de processos (pedidos iniciais, recursos e revisões)
– agendamento para solicitar benefícios (aposentadorias, pensões, auxílios-doença, salário- maternidade etc.)
– verificação de data de pagamento de benefícios
– consulta sobre andamento de processos de benefícios
– simulação de contagem de tempo de contribuição e de valor de aposentadorias (somente no site)
– marcação de data para Pedido de Prorrogação (PP) e de Pedido de Reconsideração (PR), referentes a auxílio-doença
– consulta de resultado de perícia médica (somente pelo telefone 135);
– emissão de carta de concessão e de memória de cálculo (somente no site)
– emissão de certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS (apenas no site)
– extrato de valores de pagamento de benefícios (somente no site)
– cálculo de Guia da Previdência Social (GPS) em atraso (somente no site) e cálculo da Guia até o vencimento, inclusive de empregados domésticos
– extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) (site)
Serviços que podem ser feitos em outros locais
– Extrato Previdenciário, com informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (disponível nos terminais de autoatendimento desses bancos, além do site da Previdência)
– Extrato de pagamento do benefício para obtenção de desconto ou gratuidade em viagem rodoviária (nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores de benefícios, além do site da Previdência)
Prorrogações de prazos
Alguns prazos foram prorrogados para evitar que os segurados procurem as agências do INSS nesses primeiros dias, após o término da greve dos servidores, tais como:
– As procurações com vencimento a partir de 7 de julho foram prorrogadas automaticamente até 31 de outubro;
– A contagem dos prazos para cumprimento de exigências e ofícios de defesa está suspensa de 7 de julho até 19 de outubro de 2015.
Assessoria