Seris usa tecnologia para aumentar segurança no sistema prisional

catsAlagoas se prepara para receber modernos equipamentos de inspeção eletrônica que serão usados no sistema prisional. Esteiras de raio X, detectores de metal portal, manual e banqueta já foram licitados e contratados pelo Governo do Estado por meio de uma parceria com o Ministério da Justiça e chegarão nos próximos dias. Os instrumentos elevarão a segurança nas unidades penitenciárias.

Entretanto, não basta receber os equipamentos. Faz-se necessário qualificar os operadores para garantir a eficiência no manuseio. Ciente dessa necessidade, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) por meio de parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça, ofertou o Curso de Inspeção para o Acesso de Pessoas, Objetos e Materiais.

A iniciativa evita o ingresso de itens proibidos, como armas, drogas e telefones celulares, além de propiciar a humanização nos procedimentos de inspeção. Nessa primeira etapa do curso, 30 agentes penitenciários foram contemplados com atividades práticas e teóricas. As aulas ocorreram entre os dias 28 e 29 de setembro, no sistema prisional, em Maceió.

“Ao final da capacitação, os agentes penitenciários estarão aptos para realizar procedimentos de revistas adotados nas unidades prisionais com equipamentos tecnológicos não invasivos, além de disseminar o aprendizado entre seus colegas de trabalho”, salientou o chefe Especial de Gestão Penitenciária, tenente-coronel Marcos Lima, que acompanhou as atividades da qualificação.

O instrutor do curso, agente federal Sidney Santos afirmou que é preciso uniformizar os procedimentos com equipamentos modernos e instruções corretas. “A presença das esteiras de raios-x, dos detectores de metal portal, de metal manual e de metal banqueta inibem a entrada de pessoas e materiais proibidos, como armas, drogas e telefones celulares nos presídios, gerando mais segurança”.

A diretora da Escola Penitenciária, Amanda Calheiros, falou ainda da sólida parceria com o Ministério da Justiça para conseguir recursos e qualificar os servidores penitenciários, mantendo a ordem e a disciplina nos presídios. “Os procedimentos de inspeção garantem a tranquilidade nos ambientes prisionais, além de preservar a dignidade e integridade dos visitantes”.

 

Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *