Heloísa Helena deixa o PSOL e se filia ao partido de Marina Silva
A ex-senadora Heloísa Helena, que hoje atua como vereadora em Maceió deixou o PSOL neste fim de semana e foi para o Rede. “Rede Sim! Porque Marina merece e o Brasil precisa!”, publicou Heloísa Helena no Twitter, com uma foto sorridente ao lado de Marina Silva.
Heloísa Helena (AL) deixou o Psol nesta sexta-feira (25) para se filiar à Rede Sustentabilidade, partido criado por Marina Silva e que obteve registro oficial do TSE nesta semana.
Dissidente do PT, Heloísa Helena entrou no Psol em 2003. Nos dois últimos anos, ela se distanciou das lideranças do partido e, em março de 2013, ela sofreu suspensão preventiva da direção nacional do partido por ajudar Marina Silva na fundação da Rede.
Após 11 anos de ter seu nome gravado como uma das fundadoras do Psol, Heloísa tinha relação estremecida com o partido desde o ano passado, quando declarou apoio à candidatura de Marina (PSB), embora o seu partido tivesse candidatura própria ao Planalto, Luciana Genro (RS). Na época, Heloísa disse que o Brasil merecia Marina como presidente.
O discurso foi repetido neste final de semana. A vereadora postou em página pessoal do Twitter uma foto ao lado de ex-ministra, ambas sorridentes, com a seguinte frase: “Rede sim! Porque Marina merece e o Brasil precisa!”
No Facebook, a alagoana comemorou quando a Rede obteve o registro de partido aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, no dia 22 de setembro. No final da semana passada, ela oficializou sua saída da sigla socialista e filiou-se ao de Marina. Em seu perfil, afirmou que se empenhará para o crescimento do partido em seu estado: “Vamos organizar a vivência da Rede em Alagoas respeitando nossas próprias histórias, sem o vergonhoso artificialismo da corrida ‘filiação pra disputar eleição’.
Este é a terceira legenda da caminhada política de Heloísa. Ela iniciou sua carreira como integrante do PT. Em 1994, elegeu-se deputada estadual e, quatro anos depois, conquistou uma cadeira no Senado. Em 2003, após não concordar com a reforma da Previdência do primeiro mandato do governo Lula, foi expulsa do partido. No ano seguinte, fundou o Psol, pelo qual disputou as eleições em 2006 em coligação formada com outros partidos de esquerda (PCO e PSTU), obtendo o terceiro lugar.
Este é a segunda perda do Psol para a Rede. O senador Randolfe Rodrigues (AP) anunciou sua saída do partido e acerta os últimos detalhes para a filiação ao novo partido. Os deputados Alessandro Molon e Miro Teixeira deixaram, respectivamente, o PT e o Pros para se tornarem correligionários de Marina.
Redação com agências