Segurado do INSS deve agendar atendimento pelo telefone 135 e internet

catsCom o fim da paralisação dos servidores do INSS, as agências da Previdência Social voltam a atender a partir da segunda-feira (28). Mas para facilitar o atendimento o INSS recomenda aos cidadãos que façam o agendamento pela central 135 ou pela internet (www.previdencia.gov.br) antes de se dirigir a uma unidade previdenciária. Utilizar o telefone e a internet evita que as pessoas se desloquem desnecessariamente ao INSS e contribui para um atendimento mais rápido nas agências. A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pelo telefone 135 e internet os segurados podem agendar atendimento para requerer aposentadoria, pensão, salário-maternidade, auxílio-reclusão e benefício assistencial. Também pode ser agendado pelo telefone e pelo site o pedido de emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e os acertos de dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), tais como atividade, recolhimento, vínculos e remunerações.

Alguns serviços e benefícios podem ser obtidos diretamente na Central 135 e pela Internet, como o auxílio-doença, o salário-maternidade e a pensão por morte (para dependentes de segurado que estava aposentado ou recebia auxílio-doença). Quem já está de auxílio-doença pode fazer os pedidos de prorrogação e de reconsideração desse benefício pela Central 135 e Internet.

Por esses canais, os segurados também podem obter informações sobre as perícias agendadas, os processos de concessão, revisão e recursos, calendário de pagamento, além dos documentos necessários para o requerimento dos benefícios. Outros serviços disponíveis são: inscrição, atualização de endereço, cálculo da Guia da Previdência Social em atraso (exclusivamente pela internet), entre outros.

 

Fonte: INSS

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