Corpo de militar é enterrado em clima de consternação em Palmeira dos Índios; Confira fotos

Da Redação

Ocorreu às três e meia da tarde dessa quinta-feira, 24, em Palmeira, no Cemitério São Gonçalo, em clima de grande comoção, o sepultamento do corpo do soldado PM Marcos de Moura Pereira, morto na queda de um helicóptero de operações da Polícia Militar de Alagoas, na quarta-feira, 23,em Maceió. De Moura, como era nominado na corporação (nome de guerra), era natural de São Paulo, porém sua família já residia em Palmeira dos Índios há muitos anos, onde o mesmo deu seus primeiros passos na carreira que decidiu seguir, inclusive sendo considerado pelo Batalhão como atleta modelo – assim reconhecido pela cúpula da Polícia Militar -, tendo adquirido conhecimentos do esporte por meio da União Palmeirense de Atletismo (UPA). O Militar ingressou há nove anos na corporação e destacou no 10º Batalhão de Polícia de Palmeira dos Índios e, atualmente, integrava o Grupamento Aéreo da SSP, residindo na capital alagoana.

Estiveram ainda presentes ao funeral do militar Marcos de Moura, o Governador Renan Filho, o Vice-Governador, Luciano Barbosa, o prefeito James Ribeiro e o Secretário de Estado de Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça, além de autoridades da cúpula da Polícia Militar de Alagoas.

Embora alguns familiares de militares envolvidos com o referido Serviço Aéreo, já virem, há algum tempo, criticando o tempo de uso da aeronave – 23 anos – na cerimônia de sepultamento em Palmeira, o Secretário Alfredo Gaspar de Mendonça declarou que os militares “vestiram seus uniformes para defender a sociedade alagoana. Sendo assim, esses guerreiros precisaram dar a vida pela segurança da população e, acima de tudo, pelas nossas famílias”.

Por sua vez, em tom de consternação, Renan Filho elogiou os serviços prestados à sociedade alagoana, no âmbito da Segurança Pública. “Alagoas chora, de ontem para cá, a perda irreparável de quatro heróis, mas apesar da tristeza, nos enchem de orgulho. As minhas homenagens a esses guerreiros que nos deixam e aos seus familiares”, encerrou o Governador.

Foi decretado Luto Oficial de três dias no Estado de Alagoas e no Município de Palmeira dos Índios.

Estadão Alagoas015
Estadão Alagoas

Confira fotos:

Estadão Alagoas016
Estadão Alagoas
Estadão Alagoas017
Estadão Alagoas
Estadão Alagoas004
Estadão Alagoas
Estadão Alagoas012
Estadão Alagoas

Estadão Alagoas013

Estadão Alagoas014
Estadão Alagoas

Outras vítimas

Os outros três tripulantes, vítimas do acidente, o major do Corpo de Bombeiros Milton Carnaúba Gomes Paiva; o Capitão PM, Mário Henrique de Assumpção foram enterrados no Cemitério Parque das Flores, em Maceió. Já o Soldado PM, Diogo de Melo Gonzaga, foi sepultado no Cemitério Memorial Parque, também na Capital.

cats
Crédito Agência Alagoas

O governador Renan Filho e o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça acompanharam os funerais dos militares de perto, marcados por missas e cultos ecumênicos.

O coronel Lima Júnior comandante do Policiamento da Capital (CPC), afirmou que os militares demonstraram heroísmo durante a queda, ao tentar livrar as pessoas que estavam próximas no momento do desastre, e chegaram a orientar a população para que se distanciassem da aeronave, segundo informações recebidas. Lima Júnior afirmou emocionado que, “a maior dor de um comandante é enterrar um comandado”.

 Honras Militares

Todos os militares foram transportados em carro do Corpo de Bombeiros e sepultados com honras militares e, segundo este Portal apurou, durante o dia de hoje, os militares alagoanos, vítimas da tragédia, foram homenageados por grupamentos aéreos de vários Estados da Federação, inclusive com 1 minuto de silêncio.

Pelo Brasil, os heróis alagoanos vítimas da queda do helicóptero, nessa quarta-feira (23), foram lembrados. As imagens enviadas revelam o respeito de grupamentos aéreos de vários estados pelos colegas de voo.

Minutos de silêncio, continências, bandeiras estendidas. Frases solidárias foram recebidas pelo Grupamento Aéreo da Segurança Publica de Alagoas em homenagem ao major CB Milton, ao capitão Assunção e aos soldados Diogo Melo e Marcos de Moura.

Os grupamentos costumam interagir, trocando ideias por meio de redes sociais a respeito de voos, trocando experiencias ou nos encontros em cursos promovidos por cada.

A expressão das equipes de outros estados reacende  na Segurança Pública de Alagoas a convicção dos grandes profissionais que perdeu tragicamente.

O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, da Segurança Pública de Alagoas, e o chefe do Grupamento Aéreo de Alagoas, coronel André Madeiro, em nome de todos os integrantes, se sensibilizam com os gestos e agradecem .

cats
Reprodução

 

7 comentários sobre “Corpo de militar é enterrado em clima de consternação em Palmeira dos Índios; Confira fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *