Público lota o auditório da FASVIPA para participar da Audiência Pública em Defesa do rio São Francisco
Por ASCOM
Foi realizada, nesta quinta-feira (3), a Audiência Pública em Defesa do rio São Francisco, no auditório da FASVIPA, em Pão de Açúcar. Além do grande público que compareceu para participar da palestra e discussões, diversas autoridades e lideranças se fizeram presentes.
Ao som do Hino Nacional do Brasil os trabalhos foram iniciados às 9 horas e 30 minutos. O presidente da Câmara Municipal de Pão de Açúcar, vereador Dyego Correia, fez uma saudação aos participantes. Em seguida, foi a vez do vereador Diomedes Rodrigues, que falou sobre o motivo que o levou a requerer a realização da audiência pública.
Logo após, foi a vez de o prefeito Jorge Dantas fazer uma saudação às autoridades e ao público presente, além de fazer um breve relato sobre a situação em que se encontra o Velho Chico.
Também discursaram o secretário estadual adjunto do Meio Ambiente de Alagoas, Edilson Ramos, e o deputado estadual Inácio Loiola. O parlamentar alagoano e filho de Piranhas fez uma embasada explanação a respeito dos problemas que o rio São Francisco vem enfrentando por causa da construção de barragens e degradação ambiental.
Uma palestra com duração de aproximadamente 60 minutos foi proferida pelo ambientalista Jackson Borges de Lima. Durante a sua fala, o ambientalista mostrou várias fotografias que denunciam a morte iminente do rio São Francisco, inclusive de afluentes que hoje se encontram completamente secos. As imagens deixaram a plateia chocada.
Em sequência foi aberto espaço para as discussões e sugestões populares. E na oportunidade, fizeram uso da palavra e apresentaram sugestões: o deputado Inácio Loiola, o jornalista e radialista Helio Fialho, o advogado Joann Magnus Almeida de Souza, o sindicalista Pedro Lúcio Rocha, a professora Marisa (FASVIPA), a vereadora Tereza Brito, a professora e presidente do SIFUMPA, Diva Santos, o sindicalista Oscar Alan e o prefeito Jorge Dantas.
Na audiência foi notada a ausência de representantes da Colônia Z 20 de Pescadores de Pão de Açúcar, isto é, nenhum pescador compareceu ao evento, apesar de a Câmara de Vereadores ter enviado o convite, além da divulgação da audiência por meio de um carro de som e das rádios Jaciobá FM, Gazeta AM Pão de Açúcar e Rio FM de Porto da Folha, emissoras de grande audiência em Pão de Açúcar e municípios circunvizinhos.
Dentre as propostas apresentadas, destacam-se o plantio de matas ciliares e a apuração pelo Ministério Público Federal das irregularidades cometidas pelas empreiteiras nas obras do Projeto de Transposição, inclusive com pedido para embargar a devastadora obra.
Atendendo a sugestões do presidente do Legislativo municipal, vereador Dyego Correia, e do prefeito Jorge Dantas, foi criada uma comissão, formadas por Helio Fialho, Johann Magnus, Ivanildo Dias e Diva Santos, com a finalidade de receber sugestões da população e, ainda, organizar o site “SOS Rio São Francisco”, para posterior elaboração da Carta de Pão de Açúcar a ser enviada aos deputados federais e senadores da bancada alagoana, cobrando comprometimento e ações aos parlamentares federais.
“Sem passar pelo Congresso Nacional, se torna impossível salvar o rio São Francisco, pois tudo depende da aprovação de leis. As medidas precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional”, disse Jorge Dantas. O prefeito de Pão de Açúcar sugeriu, ainda, que logo após a elaboração da “Carta de Pão de Açúcar” com todas as propostas, fosse realizada uma nova audiência pública com a participação de outros municípios, já que o rio São Francisco abastece um número grande de municípios alagoanos.
Ao final da audiência, por volta de 13 horas e 30 minutos, a representante do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Leda Lins, recitou a poesia “Lágrimas do Velho Chico”, de autoria do poeta Túlio dos Anjos.
As diversas autoridades e representações presentes consideraram a Audiência Pública em Defesa do rio São Francisco bastante proveitosa. “Pão de Açúcar deu o pontapé inicial nesta luta histórica para salvar o Velho Chico. Estou muito satisfeito com esta audiência”, disse o ambientalista Jackson Borges.
A cobertura do evento foi feita pelas emissoras Jaciobá FM (Pão de Açúcar) e Rio FM (Porto da Folha, Segipe), além da ASCOM da Prefeitura de Pão de Açúcar (Helio Fialho – reportagem, Fagno Pinto – fotografia, Felipe Sena – vídeo, Jota Júnior – áudio, Bergson Melo – locução e atuando como mestre de cerimônia na audiência pública.
Entre as autoridades e lideranças, destacam-se: prefeito Jorge Dantas, deputado estadual Inácio Loiola, vice-prefeito Marco Tavares, secretário adjunto do Meio Ambiente de Alagoas, Edilson Ramos, os vereadores Dyego Correia (presidente do Legislativo municipal), Diomedes Rodrigues (autor do requerimento que instalou a audiência pública), Eliezer Farias, Tereza Brito, Venerino Oliveira, Edson Lira, Ana Dayse Maia, os secretários e assessores municipais:
Cícero Alves (Meio Ambiente), Cerícia Brandão (Administração), Cacau Machado (SEVOSP), Ramon Carvalho (Turismo, Esporte e Cultura), João Batista dos Santos (Agricultura), Afrânio Jorge Vieira (Governadoria), Helio Fialho (Comunicação), Valéria Rezende (Atenção Básica de Saúde), Edmilson Cruz (Gabinete do Prefeito), Lucian Freitas (SEVOSP), Diva Santos (SIFUMPA), Lêda Lins (Conselho do Idoso), Pedro Lúcio Rocha (FIECEA), Oscar Alan (Polo da Bacia Leiteira), Johann Magnus Almeida de Souza (ONG Amigos do Velho Chico), Joezia Oliveira (SEMTAS), Laércio de Bamba (Cultura), Aldo Júnior (Vila Limoeiro), Clayton Rocha (COHAB), Jurandir Bozo (artista popular) e outras.