Presidente da Câmara assume Prefeitura de Tanque d’Arca
O presidente da Câmara Municipal de Tanque d’Arca, Antônio Teixeira de Ameida (PMN), foi reconduzido ao cargo de prefeito da cidade, localizada no Agreste de Alagoas. O entra e sai de prefeitos na cidade começou em 2013 e tornou-se comum, desde o afastamento de Roney Valença (PMDB), devido a denúncias de improbidade administrativa, acatadas pelo juiz José Braga Neto.
No entanto, o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou, no último dia 28 de agosto, o Decreto Legislativo que empossou o vereador pelo período de 90 dias no cargo de prefeito, com a finalidade de apuração dos fatos envolvendo as denúncias e a coleta das provas necessárias para conclusão do processo envolvendo os gestores afastados.
No mês passado, a população da cidade ficou à deriva e sem entender as mudanças no comando do Executivo local que envolveu também a posse e afastamento do vice-prefeito Valdemir Bezerra de Lima (PMDB). Ele também é acusado de envolvimento em desvios de recursos públicos.
Na época, o juiz José Braga Neto afirmou que a situação de Tanque d’Arca era, no mínimo, estranha. “Isso é fora da normalidade. O prefeito foi afastado e, na situação normal, quem assume é o vice-prefeito. Então nos autos, não existe nenhum impedimento para o vice-prefeito assumir e, para minha estranheza, o presidente da Câmara assume. Eu determinei que no caso, o Valdemir Lima, assumisse”, justificou.
Tanto entra e sai acabou, naturalmente, dividindo o cenário político da cidade, já com olhos bem abertos para as eleições de 2016. O interino, Antônio Teixeira, pretende disputar um cargo, embora não tenha confirmado se a reeleição para vereador ou, pela primeira vez, candidatar-se para prefeito ou vice-prefeito.
Nos próximos dias, a Justiça deverá pronunciar-se novamente sobre o caso envolvendo os gestores afastados da administração. Ao prefeito interino, Antônio Teixeira, resta administrar o caos em que se transformou, graças às irregularidades praticadas por quem foi eleito pela população para cuidar de Tanque d’Arca.
Da Redação