Feira da Reforma Agrária começa nesta quarta-feira (2) em Maceió
A partir desta quarta-feira (2) até o sábado (5), quem está em Maceió pode comprar produtos cultivados sem agrotóxicos na 16º edição da Feira da Reforma Agrária, que acontece na praça da Faculdade.
Serão centenas de feirantes que se deslocaram de várias regiões de Alagoas para comercializar seus produtos com preços abaixo do mercado.
A população vai poder contar com toneladas de alimentos e outros produtos do campo, como a farinha, abóboras, galinhas de capoeira, laranjas, mudas de plantas, mel e uma variedade grande de frutos do trabalho do homem e da mulher do campo.
“Todos os produtos são comercializados diretamente de quem planta, de quem produz, para as famílias na cidade, eliminando o lucro do atravessador”, anuncia Débora Nunes, da coordenação do MST.
Os comerciantes informaram que os preços dos alimentos na feira são vendidos abaixo dos praticados no mercado. O quilo de abóbora, por exemplo, sai por R$ 1,25, já um quilo de tomate, por R$1,50.
Uma programação variada se concentra, ainda, na praça central da feira, na qual se encontra a exposição e comercialização de mudas do viveiro Chico Mendes, organizados por assentados na região da Mata Norte do estado.
Além de debates e das exposições, os feirantes e visitantes do evento contam ainda com a Tenda de Educação Popular e Saúde, onde há práticas integrativas de saúde, como massagem e onde está reproduzida uma farmácia viva, trazida dos assentamentos.
Festividades
Além das barraquinhas de venda, haverá variedade de espaços, debates e muita festa. A cerimônia de abertura está marcada às 19h desta quarta.
Dentre as atrações terá Roberta Aureliano e banda Fulô de Maracujá, Gustavo Gomes,, Trio Nó Cego e Negão dos Oito Baixos.
G1