Prefeito de Igaci participa da Mobilização Municipalista em Arapiraca

cats

O prefeito de Igaci, Oliveiro Torres Piancó participou do primeiro encontro da Mobilização Municipalista, na Escola de Governo em Arapiraca nesta quinta-feira (27).

O evento realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA)   esclareceu sobre como a queda do Fundo de Participação Municípios (FPM) e o subfinanciamento dos programas federais estão atingido e provocando efeito devastador nas contas municipais.

O objetivo do evento foi tornar multiplicador  as informações e fazer com que a população seja parceira e conheça a realidade municipal de hoje para chamar atenção da sociedade civil organizada para o que os prefeitos classificam como “pedaladas” as constantes quedas no FPM , o subfinanciamento dos 397 programas federais , os atrasos em repasses sociais e o não pagamento de obras já iniciadas.

Oliveiro Torres afirmou que a falta de compromisso do Governo Federal vem desrespeitando o Pacto Federativo. “A situação dos municípios está muito difícil, as pessoas não entendem, mas os projetos quando param é por falta do repasse das parcelas”.

Vale ressaltar que as áreas de saúde, educação, meio ambiente e assistência social, entre outras, foram praticamente municipalizadas, e agora são as cidades que executam estes serviços públicos para a população, mas a parcela dos recursos para os entes municipais permanece estável.

A AMA em parceria com a CNM vai começar uma grande campanha de esclarecimento para que todos conheçam os números dos municípios e os malabarismos que os prefeitos estão fazendo para garantir os serviços públicos

O encontro reuniu, além de 30 prefeitos, vereadores e secretários. Além desse encontro de Arapiraca, outros encontros regionais estão programados e a intenção é a mesma. Mostrar à população , através da imprensa, dos vereadores, do funcionalismo, a dramática situação financeira dos municípios e a falta de compromisso do Governo Federal com o controle social.

 

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *