Polícia Militar garante segurança durante procissão que encerra os festejos da padroeira de Maceió
Mais uma vez a Polícia Militar de Alagoas, através do Comando de Policiamento da Capital (CPC), realizou na tarde desta quinta-feira, 27, uma operação para segurança dos milhares de fiéis que saíram às ruas para acompanhar a procissão em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió.
Após a missa solene, presidida pelo arcebispo dom Antônio Muniz, teve início a procissão triunfal com a imagem da padroeira, que escoltada pelos cadetes da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), responsáveis pelo isolamento do caminho, saiu da Catedral Metropolitana, seguindo pelas ruas Doutor Pontes de Miranda, Barão de Anadia, até a Avenida da Paz em direção ao estacionamento do Jaraguá.
No percurso militares da Banda de Música da PMAL, se revezavam com um trio elétrico, entoando canções e hinos à Nossa Senhora, animando assim os peregrinos que saíram de suas casas, alguns com pés descalços, outros conduzindo crianças caracterizadas de anjo, com diferentes demonstrações de fé em agradecimento pelas graças alcançadas.
Guarnições do Batalhão de Trânsito, da Radiopatrulha, do 1º BPM e do Policiamento Montado, com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), se postaram a frente e à retaguarda dos devotos, além de motocicletas da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) que fizeram o acompanhamento da caminhada cristã.
O comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Marcos Sampaio, acompanhado de seus familiares, representou o Comando Geral durante todo o evento. “A população pôde acompanhar de perto, o esquema de segurança propiciado pela Polícia Militar durante a peregrinação jubilar da padroeira do Brasil, em Maceió. Viaturas realizavam rondas diárias no entorno da Catedral, garantindo a integridade física dos alagoanos que visitaram à imagem e participaram de todas as festividades do mês”, enalteceu Sampaio.
De acordo com o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, que acompanhou a procissão de dentro de seu veículo, a data celebrada nesta quinta-feira é especial para a comunidade católica também devido à presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que está em peregrinação na capital alagoana. “É uma honra para todos nós”, disse o religioso.
Chegando ao estacionamento do Jaraguá, local de término da procissão, foi celebrada uma Missa, transmitida ao vivo pela TV Aparecida, pelo canal aberto HD 24.1, para todo o Brasil, e durante a celebração eucarística, assim como está acontecendo em todas as capitais, foi abençoada uma porção de terra de nosso Estado para ser enviada ao Santuário Nacional e ser posta, junto com a terra dos demais Estados do Brasil, na Coroa de Nossa Senhora Aparecida por ocasião dos 300 anos de sua aparição.
PM/AL