Carpil realiza 3º Festa da Colheita
A Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) comemora 36 anos realizando a 3ª Feira da Colheita na casa de Shows Aquários em Palmeira dos Índios – AL, a partir das 14h, deste domingo (30).
Ao longo de sua existência, a Carpil implantou projetos de Tecnologia Sociais voltados para o desenvolvimento sustentável como: a captação de água, recuperação de nascentes, quintais produtivos, tanques de piscicultura, entre outros. Desenvolve ainda programas específicos voltados para jovens e mulheres rurais.
O intercâmbio de jovens proporciona, entre outras atividades, o intercambio da instituição com a COOPAVEL (PR), para que os estes possam conhecer novas tecnologias e transferir o conhecimento adquirido. Para as mulheres são oferecidos cursos de artesanato, de produção orgânica e palestras – cujos temas são de interesse dessas agricultoras. Parte dessas ações é desenvolvidas em parceria com o Sebrae , Senar e sindicatos rurais.
“O saldo positivo de tudo, é testemunhar a mudança na qualidade de vida de muitas famílias de trabalhadores(as) rurais da região. Ver o sucesso de uma agricultora apoiada pela Carpil nos enche de orgulho, pois é que isso aconteça que temos trabalhado nesses 36 anos”, explica Luciano Monteiro.
A Carpil e o PNCF
A Carpil é parceira da SRA/MDA há sete anos. Nesse tempo, vem contribuindo para que associações de agricultores do PNCF tenham um desempenho produtivo de qualidade e mais oportunidade de ganho. Para isso, leva aos agricultores políticas públicas federais, estaduais e municipais, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento e a consolidação da agricultura familiar do agreste alagoano.
Ganhadora da Chamada de ATER de Sustentabilidade do PNCF, a Carpil atualmente é responsável pela revitalização de projetos produtivos de mil famílias do Crédito Fundiário, em de 37 municípios da região.
Para o secretário da SRA, a parceria com Carpil, estreita os laços do MDA com o cooperativismo e o associativismo, elementos tão importantes para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar de Alagoas e nacional. “O trabalho desenvolvido pelo Luciano e toda a equipe da Cooperativa demonstra o comprometimento e a responsabilidade de uma cooperativa com seu público”.
Assessoria