Prazo para coleta de dados do Censo Escolar se encerra nesta sexta-feira
O prazo para o envio de dados da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2015 se encerra nesta sexta-feira, 28. Escolas estaduais, municipais, federais e filantópicas de todo o país devem preencher os formulários disponibilizados na plataforma do Educacenso pelo site http://www.educacenso.inep.gov.br, respondendo informações relativas à matrícula, quantidade de professores, estrutura física e mobiliário das escolas.
Segundo a gerente de Estatística Educacional da Secretaria de Estado da Educação e coordenadora estadual do Censo, Cheila Francett, o preenchimento é obrigatório, pois oferece informações indispensáveis ao acesso a recursos em programas federais, além de servir de base de dados para alimentação de outros sistemas, como o próprio Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), responsável por avaliações nacionais em larga escala.
“O preenchimento correto do censo é fundamental, pois tanto gera informações, quanto verifica consistência de dados, como a confirmação da matrícula de um aluno em determinada escola na hora deste submeter-se a um exame nacional”, afirmou Francett.
A gerente orienta os gestores escolares para não deixarem o procedimento para a última hora, evitando congestionamento no site.
“Também lembramos que, na hora do preenchimento, é preciso uma atenção especial às turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, as quais participarão da Prova Brasil. Caso o fechamento do censo não tenha sido possível, a escola deve nos notificar pelo e-mail estatisticaal@inep.gov.br“, destacou Cheila Francett.
Outras informações sobre o Educacenso poderão ser obtidas diretamente na Gerência de Estatística Educacional, localizada na Escola Estadual Correia Titara, no Cepa.
O contato também pode ser feito pelos números (82) 3315-1265 e 1264 e também pelo seguinte e-mail: estatisticaal@inep.gov.br.
Correções – Após o encerramento da primeira fase de coleta, o sistema Educacenso estará aberto para correções. A estimativa é que o acesso seja disponibilizado a partir da segunda quinzena de setembro.
Antes disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os resultados preliminares do levantamento no Diário Oficial da União.
Agência Alagoas