Filé ganha espaço no mercado de decoração, arte e design
O genuíno filé da região das Lagoas Mundaú e Manguaba, patrimônio imaterial do povo alagoano, ganha cada vez mais espaço no mercado de decoração, moda, design e arte. Nesse mês de agosto, produtos criados pelas artesãs do Instituto Bordado Filé (Inbordal) foram expostos em um dos maiores eventos do segmento no Brasil, a Craft Design.
A Craft Design é uma feira de negócios que apresenta tendências na área de decoração, design e arte. Idealizada há mais de 15 anos, a feira é direcionado a lojistas, mercado corporativo, arquitetos, decoradores, fabricantes e outros profissionais do setor. O evento, em sua 27ª edição, promove a integração tanto de novos talentos quanto de designers consagrados, com o setor produtivo e seus canais de distribuição.
Caracterizada por seu rigoroso critério de seleção de expositores e cuidado com a visibilidade de seus projetos, a Craft Design reúne empresários e profissionais de todo o Brasil e exterior. Para estar na Craft Design, o produto passa por um olhar atento que busca a relação entre estética e modo construtivo passando pela viabilidade econômica, produtiva e sustentável.
“Trata-se de um excelente cenário para exposição do nosso filé”, afirma a assessora especial da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vania Amorim. Segundo ela, o bordado produzido pelas artesãs do Inbordal tem características únicas, de grande valor cultural, social e artístico.
A exposição rendeu boas encomendas, além da expansão da rede de relacionamento das bordadeiras. Tudo isso só foi possível graças a iniciativa do Sebrae Alagoas, que além de viabilizar o estande para a mostra, preparou um catálogo exclusivo para uso na Craft Design.
“A feira é uma vitrine maravilhosa e foi muito importante para que as próprias bordadeiras se sentissem parte de um evento de porte tão grande. Acreditamos que, além das encomendas, conseguimos gerar maior visibilidade para o Instituto Bordado Filé e para os produtos com identidade alagoana, incentivando a valorização da cultura do estado”, destaca Ana Cristina Moreira, analista da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae Alagoas.
Petrúcia Lopes e Lucineide Sena representaram as 28 artesãs do Inbordal na Craft Design e apresentaram orgulhosas peças como, porta-guardanapos, jogos americanos, sousplats, passadeiras e palas, tudo confeccionado com o legítimo bordado filé alagoano.
Para Petrúcia Lopes, vice-presidente do Instituto, participar da feira que é referência no segmento de decoração e design gerou bons frutos. “Foi um grande passo para o Inbordal. Agora já estamos empenhadas na produção das peças encomendadas”, ressalta.
Instituto Bordado Filé
O Instituto Bordado Filé da Região das Lagoas, criado em 2014, reúne 28 artesãs alagoanas que recebem ações de consultoria e capacitações, a fim de promoverem o estímulo ao associativismo, desenvolvimento produtivo, formalização e fortalecimento do segmento.
Desde sua fundação, o Inbordal conta com importantes parceiros. São eles: o Sebrae Alagoas, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).