Sesau firma parceria para controle de bebidas alcoólicas a menores

catsA Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) firma parceria para a política de controle de bebidas alcoólicas. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Prevenção Social à Violência (Seprev), que visa fiscalizar a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, além de promover a educação e prevenção em saúde em ações conjuntas entre as pastas.

A reunião para firmar esse trabalho conjunto ocorreu na terça-feira (18), no gabinete da Sesau. Sobre a Lei 7.329/2012, que dispõe sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos de idade, a secretária-adjunta do Estado da Saúde, Rosimeire Rodrigues, alertou sobre as consequências nefastas da dependência.

“Sou psiquiatra e tenho um conhecimento muito próximo do mal que o alcoolismo e outras dependências podem provocar nas pessoas”, revelou Rosimeire Rodrigues. No entanto, Rosimeire alerta que o papel da Saúde Mental é de agir na consequência do problema, mas a Saúde tem ainda outros caminhos de agir por meio da prevenção.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha, a prevenção é importante. “O Programa Saúde na Escola, a promoção da cultura da paz e a prevenção da violência nas escolas são alguns dos programas da Saúde que pode contribuir, junto com as famílias e escolas, com a prevenção”, esclareceu.

O coordenador de Controle de Bebidas Alcoólicas da Seprev, Marcelino Nóbrega, explicou que a Sesau passa a atuar agora no âmbito da promoção e prevenção da saúde, enquanto a Seprev vai executar o papel de fiscalizar os estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas. “Fiscalizar é o primeiro passo, mas ampliar as ações dessa iniciativa com foco na prevenção é nossa meta”, concluiu Marcelino.

 

Agência Alagoas

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *