Tocha Olímpica permanecerá por um dia na capital alagoana

cats

O prefeito Rui Palmeira assinou, nesta sexta-feira (14), o contrato que oficializa Maceió como uma das Cidades Celebração da Tocha Olímpica 2016. O símbolo dos jogos percorrerá 300 cidades brasileiras de todas as regiões, entre tours de quatro horas e pernoites. Na capital alagoana, a Tocha permanecerá por 24 horas e será recebida com festejos planejados pelo comitê organizador do evento esportivo em parceria com a Prefeitura de Maceió.

Além de ser um marco, a passagem da tocha pela capital será uma forma de captar turistas, segundo destacou o prefeito Rui Palmeira ao assinar o contrato. “Já nos reunimos com os integrantes do Comitê da Autoridade Pública Olímpica (APO) e estamos nos preparando para este grande momento, que será um marco para o esporte e movimentará o turismo. O nosso trabalho será para irradiar o espírito olímpico nos maceioenses e garantir a presença de mais turistas na capital”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Antônio Moura, também ressaltou a vinda do momento para a capital. “Nossa Maceió vai receber a tocha e, durante as Olimpíadas, vai ser conhecida por cidade celebração, pois fará parte do grupo de cidades em que a tocha vai ‘pernoitar’ após os revezamentos, com data ainda a ser definida. Vai ser um momento muito especial para Alagoas, para a capital”, afirmou.

As Cidades Celebração são cidades onde será feito o fim do revezamento a cada dia, com um grande evento. De acordo com a organização, nestes locais, haverá shows musicais nacionais e outras atrações esportivas e culturais. Antônio Moura afirmou que o percurso da tocha já foi definido, mas ainda está sendo escolhido o ponto de exposição, onde será realizada a festa.

Revezamento

Quando estiver no Brasil, o trajeto da tocha vai começar em maio de 2016 e levará de 90 a 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha (o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia). Serão 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10.000 milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague. Mais de 300 cidades vão receber a tocha. O percurso começa no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, onde a pira olímpica será acesa no dia da cerimônia abertura dos Jogos Olímpicos, em 5 de agosto.

 

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *