PM garante segurança durante peregrinação da imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida em Maceió
A Polícia Militar de Alagoas, através do Comando de Policiamento da Capital (CPC), realizou durante o dia de hoje, 09, uma operação para segurança da imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, garantindo assim a tranquilidade da população alagoana que saiu de suas casas para acompanhar o primeiro dia da peregrinação da santa na capital alagoana.
A execução do plano de policiamento ocorreu desde a acolhida da imagem jubilar, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, recebida pelo arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, e o Clero. No local 24 cadetes da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) foram responsáveis pelo isolamento do caminho percorrido pela imagem, desde o salão múltiplo uso, passando pelo saguão do Aeroporto até o veículo Paroquial, impedindo que no fulgor da emoção, fiéis causassem danos à imagem de Nossa Senhora Aparecida.
O Batalhão de Trânsito realizou o cortejo da Imagem do Aeroporto até a Catedral Metropolitana de Maceió, ao som de um trio elétrico, com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), onde guarnições se postaram a frente do cortejo e à retaguarda do andor, além de motocicletas da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) que fizeram o acompanhamento no entorno da carreata.
Chegando à Catedral militares da Banda de Música da PMAL entoaram hinos a Nossa Senhora Aparecida, entre eles o da padroeira, o Hino Nacional e a música “Nossa Senhora”, do cantor Roberto Carlos; em seguida ocorreu a cerimônia de acolhida, onde na ocasião os cadetes fizeram o corredor de passagem e realizaram o espadim para entronização da imagem. No interior da igreja mais de mil fiéis aguardavam ansiosos para verem a padroeira do Brasil, entre eles o secretário de Comunicação Social do Estado, Ênio Lins, que na ocasião estava representando o governador Renan Filho.
Ao final da cerimônia a imagem foi conduzida para o show do padre Fábio de Melo, no antigo Papódromo, no bairro Vergel do Lago, cuja renda do show será destinada para a construção do Santuário da Divina Misericórdia. Guarnições dos batalhões de Trânsito, de Radiopatrulha, de Eventos e a Cavalaria serão responsáveis pelo policiamento local e no entorno do evento.
Programação
No dia 13 de agosto a imagem de Nossa Senhora Aparecida irá visitar o Quartel Geral da Polícia Militar, no Centro de Maceió, onde será recebida pelo comandante-geral, coronel Lima Júnior, e percorrerá toda área interna do local, finalizando sua passagem pela instituição fará um momento de oração na sala onde funciona o gabinete do Comando. Logo em seguida se deslocará para a capela São Jorge, passando pela APMSAM onde sairá em um helicóptero e sobrevoará áreas de risco da capital.
Nos próximos dias e durante a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres a imagem ficará exposta na Catedral e sairá também na solene procissão do dia 27 de agosto que terá como destino o Estacionamento de Jaraguá, a fim de homenagear a Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo que celebrou em junho 150 anos.
Ao término da procissão, às 18h15, haverá uma Missa, com transmissão da TV Aparecida para todo o Brasil. Nesta Missa, assim como está acontecendo em todas as capitais, será abençoada uma porção de terra que vai compor uma coroa especial para a imagem de Nossa Senhora Aparecida por ocasião dos 300 anos de sua aparição.
Em todos os dias da estadia da padroeira do Brasil, em Maceió, o Comando de Policiamento da Capital disponibilizará diariamente viaturas que realizarão rondas no entorno da Catedral, garantindo a integridade física dos alagoanos que visitarão à imagem.