Tanque D´arca: Justiça acata denúncia e Roney Valença é afastado novamente
Roney Tadeu Valença Silva (PMDB) reassumiu o comando do executivo de Tanque D´arca há quatro dias, após ter seu mandato cassado pela Justiça há dois anos, porém foi novamente afastado nesta quarta-feira (05).
A ação atual não tem nenhuma ligação com a liminar emitida anteriormente, que cassou o mandato de Roney Valença e de seu vice, Valdemir Bezerra Lima em junho de 2013, pela prática de fraude em licitação, desvio de recursos públicos, falsidade de documentos e formação de quadrilha para desviar recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O esquema foi descoberto pela Polícia Federal em parceria com técnicos da Controladoria Geral da União (CGU),
Desde então, o comando da administração do município virou alvo de disputa judicial. Por ser presidente da Câmara, o vereador Antônio Teixeira de Almeida (PMN) assumiu a Prefeitura, mas na semana passada deixou a função depois que a Justiça expediu uma liminar julgando a cassação de Roney Valença suspensa.
Apesar de Valença ter conseguido liminar que suspendeu o afastamento, seu vice, não foi reconduzido ao cargo e estava proibido de adentrar os prédios públicos por decisão judicial.
A decisão do atual afastamento deve ser publicado no Diário Oficial de hoje (06), baseada numa Ação Civil de Improbidade Administrativa contra o político e proferida pelo juiz José Braga Neto com autoria da procuradoria do município, representado por Laís Sá Leite de Souza. As irregularidades foram descobertas pelo presidente da Câmara de Tanque D’arca, Antônio Teixeira de Almeida.
A ação impetrada pelo Município representado pelo então prefeito Roney Valença busca a reparação de supostos danos ao erário municipal, em virtude da realização de pagamentos irregulares em obras de engenharia.
A procuradora alega que Roney Valença realizou pagamentos irregulares a Construtora Alternativa em obras de engenharia para construção de uma creche e uma quadra coberta, configurando a possível ação fraudulenta.
Roney Valença foi afastado novamente do cargo e seus bens foram parcialmente bloqueados.
O processo de n. 0700065-71.2015.8.02.0203 pode ser visto na íntegra no portal do Tribunal de Justiça de Alagoas. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu o prazo máximo de seis meses de afastamento do Prefeito. Roney Valença pode recorrer da decisão no prazo de 15 dias, com manifestação por escrito e justificação necessária que se faça entender como inequívoco a suposta ação fraudulenta.
Truculência
A recondução de Roney Valença ao cargo de prefeito na semana passada, deixou a cidade de Tanque D´arca em ebulição.
Um tumulto foi gerado na manhã da última sexta-feira (31), quando Valdemir Bezerra Lima, vice-prefeito cassado pela justiça, chegou a intimidar secretários da gestão de Antonio Teixeira na sede da prefeitura, desacatando a decisão judicial de adentrar aquele prédio público.
A truculência de Valdemir Lima foi parar na delegacia. Os secretários acompanhados por Antonio Teixeira prestaram queixa contra os abusos cometidos e posteriormente um boletim de ocorrência foi lavrado.
A briga política acabou em vandalismo praticados nos setores administrativos pelos correligionários de Roney.
Segundo relatos ao portal Estadão Alagoas cadeados e portas foram quebrados, além de danificação de fachadas de repartições públicas que continham o nome de Antonio Teixeira no mesmo dia em que Roney voltou ao cargo.
Com a nova decisão, Antonio Teixeira deve retornar ao cargo para dar andamento as ações que vinha realizando ao longo do tempo em que assumiu a prefeitura, tais como encanamento de água e construção de novos poços artesianos, além de reformas de escolas na zona rural e urbana.
Vergonha se a justiça alagoana deixasse este cabra entra outra vez em uma prefeitura, e fazer o que foi feito nu dia que ele voltou, quebrado a porta da prefeitura,um absurdo, tem que paga sem dúvida, e tem que devolve tudo,as autoridades competente tem que fazer a justiça correta, isso e o que eu penso.
lugar de politico ladrão é na cadeia prezo e algemado temos que construir uma cadeia no meio do Mar só para prender politico Ladrão.
Se fosse prender os ladrões todos que entrasse na prefeitura era para estar preso! Prefeito nenhum fez o que o Roney fez aqui. Que a justiça seja feita
isso é verdade!não sou dessa cidade não, mas conheço bem,roney roubou, sem duvida, como todo prefeito rouba, mas que trabalhou muito, trabalhou.Então todo prefeito fizesse o q ele ele fez, ainda ta bom,aqui na minha cidade o prefeito só rouba….
Agora sim vi valer….. por que a justiça não pode ser tão falha q o ex PREFEITO RONEY saiu como ladrão e voltar junto com sua mudiça invadindo os setores públicos e humilhando o povo querendo ser o dono do mundo, coloca Roney Valença na cadeia justiça q la e o lugar de ladrão…. e tudo foi comprovado pela Federal.