Detran realiza Lei Seca no munícipio sertanejo de Delmiro Gouveia
Para reforçar a interiorização da Operação Lei Seca, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), em parceria com a Polícia Militar, promovendo ações que tentam inibir a prática do álcool ao volante. A última parada ocorreu do município sertanejo de Delmiro Gouveia. Ao todo, foram realizados 208 testes do bafômetro, com apenas três recusas e um flagrante.
Além de infrações referentes à Lei Seca, 11 pessoas inabilitadas foram abordadas conduzindo veículos, 74 infrações foram lavradas por motivos diversos, sete CNHs recolhidas e mais sete veículos foram levados até a sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Delmiro, que também estava dando apoio às abordagens.
De acordo com coordenador setorial de Segurança no Trânsito do Detran/AL, Antônio Monteiro, essa foi a primeira vez que a operação foi até região sertaneja. Reforçou ainda, que a ação está sendo levada aos municípios do interior com o mesmo padrão que é realizada na cidade de Maceió.
“A operação foi bastante positiva, a população nos agradeceu muito, perguntando quando retornaríamos, pois a cidade ficou calma por conta da nossa presença. Isso mostra que com a interiorização da Lei Seca a gente consegue trazer o mesmo resultado que temos hoje em Maceió, uma vez que, as pessoas estão respeitando mais e passando a entender que não existe a mistura do álcool e direção”, ressaltou Monteiro.
A fiscalização contou com a participação de um efetivo formado por 39 pessoas, 25 militares 14 do Detran/AL e nove viaturas.
O art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), diz que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, é considerado infração gravíssima e em caso de reincidência no período de até 12 meses a multa é aplicada em dobro.
Agência Alagoas