Morre aos 85 anos o médico Valdomiro Mota, ícone da história do Hospital Santa Rita

Valdomiro

Carlos Augusto Barros Filho

Repórter Especial

 

“A trajetória de vida do agora saudoso colega e amigo Valdomiro Mota se confunde com a própria história do nosso sexagenário Hospital Regional Santa Rita”, assim comentou emocionado o também médico, Dr. Emílio Silva, que há poucas horas falou a este portal sobre o falecimento do médico anestesista e Otorrino, Valdomiro, 85 anos de idade, que ocorreu por volta das 10 e meia da manhã de hoje, no Hospital da UNIMED, em Maceió, onde o mesmo já se encontrava internado e em estado de coma há cerca de 20 dias, acometido por  uma infecção por staphylococcus.

Ainda segundo informações do Dr. Emílio Silva e do atual provedor do hospital, Dr. Pedro Gaia, Valdomiro Mota, além de ter participado com destaque na política local, “deixa um legado importantíssimo, tanto para a classe médica de Palmeira dos Índios, como para inúmeras famílias a que prestou atendimento médico e atenção durante tantas décadas”, evidenciam seus colegas e amigos.

Dr. Valdomiro Mota, palmeirense, nasceu filho do casal Luiz Mota dos Santos e Nazialina Mota dos Santos. E ainda muito jovem foi estudar no tradicional Colégio XV de Novembro da cidade de Garanhuns – PE, onde, além dos estudos, se destacou como excelente atleta de basquetebol, quando foi inclusive cotado para integrar a Seleção Pernambucana desse esporte.

Iniciou e concluiu seu curso superior na segunda turma da antiga Faculdade de Medicina de Alagoas, em Maceió. Valdomiro vivenciou, segundo colegas jovens e mais antigos do HRSR, cada passo do desenvolvimento daquela instituição. Ali foi o primeiro provedor médico e o segundo diretor médico, tendo permanecido também como presidente da Mordomia do Santa Rita até esta data, função na qual sucedeu o empresário Noé Simplício, fundador da entidade. Chegou a ser suplente de senador do saudoso Divaldo Suruagy. Assumiu funções como empresário e agropecuarista, além de médico no Dnocs.

Deixa sete filhos sendo 4 mulheres e 3 homens. “Valdomiro Mota deixa saudades e grandes ensinamentos. Era um agregador, um pacificador”, fez questão de destacar ainda o médico Emílio Silva.

De acordo com informações de familiares, o corpo do médico deverá chegar a Palmeira às 19 h, no Campo Santo Parque do Agreste. O sepultamento acontece às 07 h desta sexta-feira (31).

8 comentários sobre “Morre aos 85 anos o médico Valdomiro Mota, ícone da história do Hospital Santa Rita

  1. Tive a oportunidade de trabalhar com DR. VALDOMIRO MOTA ,Era um grande Médico e amigo. DEUS o receba em seus braços.

  2. Gostaria de externar meus sentimentos a morte deste que foi sem sombras de dúvidas ,amigo ,humano e irmão e ,sobretudo um grande profissional ;a classe médica fica mais pobre hoje com a perda do colega médico ,mas com certeza a eternidade o está esperando de braços abertos;Que DEUS o abençoe ,vai com DEUS Dr Valdomiro ;um abraço do amigo Dr Oliveiro …

  3. Toda e quallquer homenagem que for. Feita sera muito pouco ao que ELE fez erepresentou para nos PALMEiRENSES. Aos Seus familares. Minhas cinceras condolencias. Prof.Agostinho Franca.

  4. Que Deus te dê um bom lugar là no céu, vc fez um grande bem a essa população tão merecedora de Palmeira dos Índios ,Al, vai com Deus!!!!

  5. QUE Deus conforte o coração de toda familia com certeza ele nunca será esquecido, pois foi um profissional muito querido para a população de palmeira dos indios.

  6. Um ser humana do bem, o Brasil e todos nós Alagoanos perdemos, muito triste, mas com a certeza de o Dr. Valdomiro fez o bem sem olhar a quem, Deus fortaleça toda família e amigos.

    Meus sentimentos a toda família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *