Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do RJ, morre aos 80 anos
Morreu na madrugada desta terça-feira (21) o ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde. A morte foi confirmada pela direção do Hospital Samaritano, em Botafogo, onde o político estava internado. De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, Conde — que foi prefeito do Rio de 1997 a 2000 — estava internado para tratar um câncer de próstata. O velório será realizado às 18h30 no Palácio da Cidade, também em Botafogo, zona sul. Ele tinha 80 anos.
Luiz Paulo Conde se formou em arquitetura na antiga Universidade do Brasil e integrou a equipe de Affonso Eduardo Reidy que projetou o MAM (Museu de Arte Moderna do Rio). Conde também foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, professor e diretor da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ).
Em 1993 ele assumiu a Secretaria de Urbanismo do Rio na primeira gestão de César Maia. Em 1996, o então secretário conseguiu se eleger para a prefeitura e assumiu o posto em 1997. Conde tentou se reeleger em 2000, mas perdeu a disputa para seu antecessor que o havia apoiado na eleição anterior.
Em nota, o atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), lamentou o falecimento e decretou luto oficial de três dias na capital fluminense.
Veja a nota na íntegra:
“O Rio de Janeiro perdeu hoje um grande realizador. Luiz Paulo Conde fez parte de um grupo seleto de cariocas que tiveram o prazer e o orgulho de gerir a nossa ?C?idade ?M?aravilhosa. ?Suas mãos ajudaram a projetar?? importantes transformações como o Rio-Cidade, o ?F?avela-?Bairro e a construção da Linha Amarela. Conde foi um inspirador para realizarmos a grande transformação pela qual o Rio de Janeiro passa. Com seu olhar urbanístico, foi um dos primeiros gestores a pensar na revitalização da Região Portuária e na demolição do elevado da perimetral. Arquiteto premiado, Conde tinha orgulho de sua profissão e inspirava-se na arquitetura para executar projetos. Hoje, o Rio está mais triste com sua perda.”
Fonte: R7