Educação certifica 550 alfabetizandos em Palmeira dos Índios nesta terça-feira
A Secretaria de Estado da Educação (SEE) entrega nesta terça-feira (21) certificados de conclusão do curso de alfabetização para cerca de 550 alunos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) oriundos de sete municípios do sertão alagoano. A solenidade de entrega dos certificados será realizada a partir das 9h30, no auditório da Escola Estadual Humberto Mendes, na cidade de Palmeira dos Índios e contará também com a participação dos alfabetizadores, dos coordenadores do PBA na região, além dos técnicos da SEE e da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
A certificação dessas turmas faz parte da conclusão da 8ª etapa do PBA na região e, além de Palmeira dos Índios, serão certificados moradores da zona rural de Belém, Estrela de Alagoas, Cacimbinhas, Igaci, Major Izidoro e Minador do Negrão.
Os alunos alfabetizados poderão dar continuidade aos estudos por meio das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas estaduais e municipais da região.
Parceria
Voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) é uma ação do Ministério da Educação que funciona como uma porta de acesso à escolaridade e à cidadania. Este ano, em Alagoas, o programa deve contemplar cerca de 10 mil alunos em todos os municípios atendidos pelas CREs da rede estadual. Esta é a meta da Secretaria de Estado da Educação que coordena o PBA em Alagoas.
De acordo com Adeilma Fonseca, coordenadora do PBA na SEE, o programa tem recebido o apoio de prefeituras e da comunidade, que cedem salas em escolas rurais ou igrejas para as aulas de alfabetização ministradas pelos alfabetizadores selecionados pela Secretaria. “Essa parceria é importante porque garante a continuidade dos estudos para as pessoas sem escolaridade a partir dos 15 anos”, destacou.
Nova etapa
Adeilma Fonseca disse ainda que será publicada uma nova resolução do MEC para dar início à nona etapa do PBA em Alagoas.
Segundo ela, a estimativa é que a publicação seja divulgada em um prazo de 30 dias.
Os professores e coordenadores que atuarão no programa são selecionados pela SEE.
“Cada coordenador ficará responsável por cinco a dez turmas, em média”, informa.
Fonte: Agência Alagoas