Secretário diz a prefeitos que Estado é responsável por dessanilizadores
O Secretário de Meio Ambiente Alexandre Ayres garantiu aos prefeitos que a responsabilidade pela instalação e manutenção de dessanilizadores é do Estado. Ele foi enfático ao dizer, durante a reunião da AMA, que nenhum prefeito pode ser acusado de abandonar os sistemas existentes, “até porque eles são muito antigos , com alto custo e difícil manutenção”.
Com mais de 20 anos , os dessinalizadores antigos foram repassados às comunidades na primeira fase do programa Água Doce, do Governo Federal, que seriam as responsáveis pela manutenção mas, ao longo dos anos, ficaram obsoletos e ultrapassados.
Alexandre Ayres garantiu que 30 novos equipamentos modernos serão instalados até o final do ano em Alagoas e a manutenção será de responsabilidade de uma empresa licitada pelo governo com essa finalidade. Outros 27 que estão fora de operação por problemas elétricos também vão entrar em operação através de um convênio do Estado com a Eletrobrás para correção de tensão. Os mais antigos terão peças antigas e caras substituídas por sistemas mais econômicos e voltarão a funcionar.
Através de um convênio com o Ministério do Meio Ambiente, os dessanilizadores dos programas Água Doce e Água para Todos, serão administrados pelo Estado para que os prefeitos não sofram pressão da comunidade por eventuais problemas.
Além do planejamento para implantação desses sistemas, o secretário Alexandre Ayres e o Major Dárbio, da Defesa Civil, anunciaram que o planejamento de convivência com a seca para 2016 já começou tendo em vista as previsões que anunciam um novo “El Ninõ” ainda mais rigoroso.
Fonte: AMA