Renan Filho anuncia investimento e medidas de incentivo ao turismo
Durante a reativação do Fórum Estadual de Turismo, nesta quinta-feira (9), o governador Renan Filho fez anúncios importantes de incentivo ao setor. Com recursos próprios, cerca de R$ 8 milhões, o estado fará uma obra de esgotamento sanitário na área da Praça Lions, na Ponta Verde. A outra medida é a redução na alíquota do imposto sobre o combustível para aeronaves, que possibilitará um aumento no número de voos para Alagoas.
O governador ressaltou que as duas ações foram propostas pelo segmento. “Foi colocado como prioridade o esgotamento sanitário. Nessa área, o principal pedido elencado era a obra de duplicação do tronco da Praça Lions. O esgoto que chega muitas vezes não tem condições de ser direcionado ao emissário e vai para as ruas, nas proximidades da Praça Lions, da praia de Ponta Verde”, revelou Renan Filho. Essa obra deve ser finalizada em quatro meses.
“Outra grande demanda do setor era a questão do QAV [querosene de aviação] e nós demos a melhor solução do país. Alagoas deixa de ser o estado menos competitivo do Brasil para ser o mais competitivo. A importância do voo é fundamental para o turismo”, avaliou o governador. Renan Filho apontou que o gasto com combustível representa 35% do custo do voo.
O presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, Glenio Cedrim, afirmou que esse era um pleito feito há anos. “A aviação para nós que fazemos turismo é tudo. Os passageiros chegam quase 80% via aérea. Esse incentivo vai facilitar que mais operações sejam viabilizadas para o nosso aeroporto. Com isso, a nossa cidade terá uma oferta maior de assentos nos principais polos emissores de turistas”, declarou.
O corte, previsto pelo decreto assinado nesta quinta-feira, é de 17% para 12% na alíquota do imposto sobre o QAV. Esse é um avanço, sem dúvida, mas a nova taxa já é oferecida por outros estados. Alagoas vai se destacar pelas condições de pagamento oferecidas.
Fórum de Turismo
A reativação do Fórum Estadual de Turismo foi concorrida. A presidente da entidade, a secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, apresentou um breve perfil. “É uma instância importantíssima para a discussão constante no estado. Participam dele [do fórum] 31 entidades, inclusive representantes do interior, empresários de vários setores da cadeia produtiva do turismo”, disse.
A solenidade de reativação foi na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, em Jaraguá.
Fonte: Agência Alagoas