Procon/AL divulga ranking semestral das empresas mais acionadas em 2015
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) realizou um levantamento das dez empresas mais acionadas durante o primeiro semestre de 2015. As firmas que lideram o topo da lista prestam serviços bancários e de telefonia, é o que aponta o Sistema de Informação Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec).
De janeiro a junho, o órgão recebeu 17.734 reclamações de consumidores insatisfeitos. Ocupando a primeira posição do ranking das empresas mais acionadas, a Claro S.A. aparece com 690 reclamações. Logo em seguida, Caixa Econômica Federal apresenta 652 ocorrências. Na terceira colocação, TNL PCS S/A contabiliza 525 reclamações.
Segundo o coordenador da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, Leônidas Dias, a maioria das reclamações nas empresas é referente a práticas abusivas, vendas casadas, cobranças indevidas. “As lojas de varejo também se destacam no ranking, principalmente por atraso da entrega da mercadoria, ou vício de produto”, complementa.
Confira logo abaixo o ranking completo das dez empresas mais reclamadas:
PROCON ESTADUAL DE ALAGOAS
SINDEC v.1.5.9 Ranking de Fornecedores no Atendimento/Reclamação |
EMPRESA | TOTAL | % |
CLARO S.A | 690 | 3,89 |
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL | 652 | 3,68 |
TNL PCS S/A | 525 | 2,96 |
TELEMAR NORTE LESTE S/A | 522 | 2,94 |
TIM NORDESTE S/A | 515 | 2,90 |
BANCO ITAU BBA S.A | 457 | 2,58 |
SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA | 440 | 2,48 |
VIA VAREJO S/A | 401 | 2,26 |
BANCO BRADESCO AS | 391 | 2,20 |
NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇAO S/A | 371 | 2,09 |
Assessoria