Dalai Lama completa 80 anos; Veja trajetória do líder espiritual e humanista

cats1Um dos líderes espirituais e humanistas mais importantes do mundo completa 80 anos no próximo dia 6 de julho. Veja a seguir algumas das frases que resumem o seu pensamento.

Lhamo Dondrub nasceu no dia 6 de julho de 1935 em uma família de agricultores do Tibete. Aos dois anos, ele foi identificado como uma reencarnação do 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso, de acordo com a tradição dos budistas. Ele foi entronado como sua santidade, o 14º Dalai Lama, em 22 de fevereiro de 1940 e seu nome mudou para Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso.

O governo comunista da China não queria um sucessor ao Dalai Lama. O religioso não foi entronado como líder tibetano até 1950 por causa da pressão chinesa na fronteira entre os dois países.

O Dalai Lama teve de fugir do Tibete e se refugiou na Índia depois da revolta tibetana de 1959 contra a China. Enquanto esteve no exílio, estabeleceu um governo tibetano a partir de Dharamshala, na Índia.

Ele passou a maior parte da juventude lutando pela causa da harmonia entre as nações, a não-violência e a solução pacífica do conflito no Tibete. Em 1989, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços.

Para o Tibete, ele propôs que se tornasse uma região autônoma da República Popular da China. Em 2011, o líder espiritual abandonou a política.

O Dalai Lama expressou seu amor pela ciência e tecnologia em diversas ocasiões. Além de colocar o tema em seus discursos, defendendo a preservação do meio ambiente, relações comerciais justas, direitos da mulher e astronomia, ele continua a espalhar sua palavra ao mundo pregando a paz.

“Fases difíceis constroem a determinação e a força interior. Através delas nós também podemos avaliar a inutilidade da raiva. Ao invés de ficar com raiva, nutra profundo carinho e respeito por quem faz confusão porque ao criar estas circunstâncias eles nos conferem oportunidades inestimáveis de praticar tolerância e paciência”

 

MSN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *