Imagens mostram pânico em ataque do Talebã a Parlamento afegão
Militantes do grupo extremista muçulmano Talebã realizaram um ousado ataque contra o Parlamento afegão nesta segunda-feira, no momento em que o Legislativo se reunia para decidir se aprovava ou não a indicação do governo para o cargo de ministro da Defesa.
Segundo testemunhas, depois de detonar um carro-bomba no exterior do prédio, localizado na capital, Cabul, os militantes tentaram invadir o local, usando granadas e armamento pesado. Os primeiros relatos eram de que alguns conseguiram entrar no prédio. O som de tiros e explosões podia ser ouvido nas imediações.
O Parlamento afegão é, supostamente, um dos prédios mais seguros de Cabul.
As imagens mostram o plenário esfumaçado e agentes de segurança escoltando as autoridades para um local seguro, em meio a cenas de pânico. A TV estatal afegã transmitia a sessão ao vivo, e flagrou o momento em que a explosão interrompeu um discurso.
De acordo com informações ainda não confirmadas, uma deputada teria ficado ferida.
O cargo da Defesa está vago há meses no Afeganistão, justamente em um momento em que a insurgência do Talebã voltar a ganhar corpo no país. Na noite de domingo, o presidente afegão, Ashraf Ghani, anunciou a indicação de Masoom Stanekzai, que foi assessor especial do governo e, em 2011, tinha sido gravemente ferido em um atentado do Talebã.
Para o correspondente da BBC em Cabul David Loyn, o Talebã enviou uma clara mensagem de que pretende tumultuar o processo.
BBC Brasil