ADVOGADO CRIMINALISTA DEFENDE O DIREITO E NÃO O CRIME.

Fb

Traga a baila esse tema, com intuito de desmistificar o conceito impingido pela minoria da sociedade, corroborado por algumas autoridades e imprensa sensacionalista, que responsabilizam os Advogados Criminalistas, pela soltura dos que cometem delitos criminais, ora o Advogado tem por ofício fazer valer o direito em sua totalidade.

O Advogado em seu juramento, afirma que não se negará a defender o direito em sua amplitude nas mais diversas áreas, como o médico tem por obrigação de salvar a vida de seu maior inimigo, como o delegado e seus agentes tem obrigação de prender até seus parentes consanguíneos, e assim por diante.

O advogado, constitucionalmente é indispensável para à administração da justiça, art. 133, CF, ou seja, sem advogado não há justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, de modo que não se pode tentar obstruir o trabalho do Advogado, pois este está constitucionalmente amparado no exercício de sua profissão.

Não se pode ser leniente com alguns posicionamentos, mesmo que isolado, de algumas autoridades, que vez ou outra tentam intimidar o operador do direito, o Estatuto da Ordem dos Advogados, Lei Federal Nº 8.906/94, elenca em seu art. 7º e, respectivos incisos, os direitos dos Advogados, devendo os mesmos, fazer valer todos eles, principalmente quando infringidos por quem tem obrigação de saber e respeita-los.

A nossa OAB, tem por lema, ADVOGADO RESPEITADO CIDADÃO VALORIZADO, é valorizando o operador do direito que a sociedade terá seus direitos e garantias sempre respeitados, e quando estes não forem, fiquem certo que independente dos que os transgredirem, o Advogado sempre irá defender a reparação do mal feito.

Por fim, a aplicação da Lei tem que ser na medida certa, como na balança, que não pende para nenhum lado, para que nenhuma ilegalidade ou arbitrariedade seja cometida contra nenhum cidadão, seja ele culpado ou inocentes, lá estará o Advogado, sempre a defender o direto e não o crime.

Dr. Marcus Ribeiro

É Advogado, cursou Administração de Empresa

Pós Graduando em Direito Processual Penal e

Direito Público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *