Pesquisa da Fecomércio aponta que 54% devem presentear no Dia dos Namorados

catsA pesquisa da intenção de compras para o Dia dos Namorados, em Maceió, realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), aponta que 54% dos entrevistados pretendem presentear no Dia dos Namorados. A data é considerada a terceira melhor para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.

O levantamento aponta ainda que 35% dos entrevistados não vão comprar pelos seguintes motivos: não têm a quem presentear (18,6%); estão mais cautelosos (18%); estão endividados (16,3%); falta de costume em presentear (14,6%) e estão desempregados (14,1%).

Para quem vai presentear, as roupas/vestuário são os produtos de maior interesse (40,8%). Na sequência estão calçados/bolsas (18,7%), perfumes/cosméticos (18,2%), bijuterias/jias (10,5%), cesta de café da manhã (10,1%), flores (7,2%), CD’s/DVD’s (4,8%), produtos de sexy shop (4,3%), livros (4,3%), eletrônicos/eletrodomésticos (3,8%), entre outros.

De acordo com a pesquisa do Instituto Fecomércio, as lojas do Centro de Maceió (35,2%) serão mais procuradas do que os shoppings (27,5%), fato diferente da pesquisa realizada em 2014, quando os lugares mais procurados pelos consumidores a fim de comprar para o Dia dos Namorados foram lojas dos shoppings (33,4%) e, em seguida, o Centro de Maceió (28,9%).

A pesquisa 2015 aponta que outros locais para as compras são supermercados (17,8%), lojas de rua/bairro/galeria (12,5%), internet (5,8%), entre outros. Em relação aos fatores que influenciam a escolha do presente estão: promoções (32,3%); preços (26,5%); vitrine (19,3%); qualidade dos produtos (9,6%) e recepção dos vendedores (6,2%); 1,45% dos entrevistados já saem de casa sabendo o que comprar.

O levantamento também abordou se os casais pretendem comemorar a data e 69% afirmaram positivamente. Do total de entrevistados, 36,4% afirmaram pretender comemorar saindo para almoçar ou jantar em restaurantes. Outras opções apontadas pelos entrevistados foram as seguintes: viagem (14,6%); almoçar/jantar em casa (13,5%); ir ao cinema/teatro (12,4%) e ir a hotel/motel (10,9%).

Quanto à forma de pagamento, 30% dos entrevistados afirmaram que utilizarão o cartão de crédito para parcelamento, 25%, cartão de crédito na modalidade rotativa, 19% comprarão à vista em dinheiro, 16% pagarão à vista via cartão de débito e 2% optarão pelo cheque.

A maioria dos consumidores que irá presentear no Dia dos Namorados (23,5%) deve optar por presentes entre R$ 51 e R$ 100. Já para 18,7%, os presentes deverão custar entre R$ 151 a R$ 200. Apenas 4,8% deverão presentear com itens superiores a R$ 400.

PERFIL

Do total dos entrevistados sobre a pesquisa do Dia dos Namorados, realizada pela Fecomércio, 46% são pessoas do sexo masculino e 54% do sexo feminino. Quanto ao grau de instrução, a maioria possui nível superior (38,9%), Ensino Médio (33,5%), técnico (17,6%) e Fundamental (9,8%).

Em relação à faixa etária dos entrevistados, 29% tem idade entre 18 e 24 anos; 41%, entre 25 e 34 anos; 20,7%, de 35 a 44 anos e 9%, 45 anos ou mais.

O levantamento ouviu 385 pessoas, no período de 19 a 23 de maio de 2014. Os questionários foram compostos por perguntas fechadas e aplicados pelo método de pesquisa direta. O nível de confiança da amostra foi de 95% e margem de erro de 5%.

A pesquisa completa está disponível no endereço da Fecomércio www.fecomericio-al.com.br/ifepd

 

Fecomércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *