Blatter renunciou por estar sendo investigado

O suíço Joseph Blatter renunciou ao cargo de presidente da Fifa por estar sendo investigado pelo FBI. A informação, dada pelo jornal americano New York Times, divulga que fontes anônimas tem colaborado com as investigações conduzidas. O mandatário estaria vendo o cerco se fechar sobre a entidade, já que na última semana uma operação prendeu sete cartolas ligados à Fifa por corrupção.

“Eu me senti compelido a ficar após a reeleição, como acreditava ser o melhor para a organização. O meu mandato acabou, mas os desafios da Fifa não. A Fifa precisa de uma profunda revisão”, declarou Blatter na tarde desta terça-feira.

O suíço alegou que optou por sair após perceber que, mesmo sendo reeleito democraticamente, não era consenso entre as federações. “Mesmo como presidente, não sinto que tenho mandato sobre todos no futebol”, justificou. “Por isso tomei a decisão de repassar meu mandato através de novas eleições na Fifa. Vou continuar a exercer minhas funções como presidente até que a eleição seja feita”, acrescentou.

Segundo publicado pelo jornal americano, oficiais de justiça, na condição de anonimato, alegaram ter recebido ajuda de funcionários da Fifa para colher novas evidências sobre o presidente da instituição. O fato de o próprio já ter avisado Domenico Scala de sua saída, prova que a decisão não foi tomada por ímpeto, mas sim após muita reflexão.

Scala ficará com a responsabilidade de supervisionar a escolha do próximo presidente da Fifa. As eleições devem ser convocadas entre dezembro de 2015 e março de 2016.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *