Escolas podem se credenciar para o regime de tempo integral até o dia 10
As escolas da rede pública estadual têm até o dia 10 para se credenciarem em suas respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e manifestarem seu interesse em aderirem ao sistema de ensino de tempo integral. O edital com as regras da inscrição foi apresentado e assinado pelo secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, na última sexta-feira (29) durante o Governo Presente em Arapiraca. O documento agora será encaminhado para avaliação da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
O Programa Alagoano de Ensino Integral na Rede Estadual de Ensino prevê que, até 2016, 13 escolas da rede estadual – uma por Coordenadoria Regional de Educação – adotem o regime de tempo integral para as turmas de Ensino Médio.
“Inicialmente, serão 13 unidades, mas a nossa meta é expandir ainda mais este projeto no decorrer dos próximos anos. Em Pernambuco, são 300 escolas com este regime, por que não temos quadro semelhante em Alagoas”, indagou o secretário Luciano Barbosa.
Prazos – Segundo o edital, o processo transcorrerá nas seguintes etapas: até 10 de junho, as escolas interessadas em aderir ao sistema se credenciam junto à CRE. Cada coordenadoria selecionará três unidades de ensino e estas deverão submeter suas propostas na CRE no período de 10 de junho a 10 de julho.
As propostas serão analisadas por uma comissão da SEE de 10 a 22 de julho e, até o final deste mês, haverá a divulgação das 13 escolas que implantarão o sistema até 2016.
O projeto de implantação do tempo integral nas escolas da rede estadual teve início em março deste ano a partir da Escola Estadual Marcos Antônio, no conjunto Benedito Bentes, que oferece ensino médio regular articulado à educação profissional e tecnológica. Esta unidade servirá de referência para os projetos que serão desenvolvidas nas outras 13 escolas.
Metodologia – As escolas selecionadas para receber o regime de tempo integral deverão optar por dois modelos: ensino médio articulado com educação profissional e tecnológica ou associado a uma jornada ampliada com atividades de iniciação científica, esportes e atividades culturais.
A jornada diária será de 9 horas, totalizando 35 a 50 horas semanais.
Inicialmente, o regime deverá contemplar apenas as turmas do 1º ano do Ensino Médio. “Este processo será gradativo e, para o ano letivo 2016, serão contempladas as turmas de 1º ano. A ideia é que, a partir de 2018, todo o Ensino Médio da escola implante este regime”, adianta o superintendente de Políticas Educacionais da SEE, Ricardo Lisboa.
No decorrer do próximo semestre, as unidades de ensino selecionadas serão submetidas a um cronograma de estudos e pesquisas e formação continuada para realizar o redesenho curricular, a partir das orientações das CREs.
Agência Alagoas