Escândalo da FIFA

cats
Blatter teve mais votos que Ali bin Al-Hussein
Foto: Michael Buholzer / AFP

Até que enfim estão sendo descobertas as falcatruas de uma entidade chamada FIFA (Federation Internacionale de Football Association), pela polícia inteligente americana, o FBI e a polícia Suíça que entraram em ação nesta segunda-feira (25), após invadirem um hotel de luxo na cidade de Zurik e prenderem membros que estavam hospedados por lá.

Inclusive, um brasileiro da CBF, José Maria Marín. Foram presos também alguns membros que há alguns anos vinham sendo monitorados e investigados,  e na hora certa, as autoridades competentes souberam dar o bote. Agora sim, vão ter que dar muitas explicações a justiça americana.

Outra observação foi que o presidente atual da CBF, Marco Polo Del Nero se encontrava no local das prisões, mas não foi acusado ainda, e veio embora antes da eleição que foi realizada nesta sexta-feira (29).

Na referida eleição ocorrida na sede da FIFA, concorreram o atual presidente por cinco mandatos no poder, Joseph Blater que por sinal não foi ainda acusado e o vice presidente, Ali bin Al-Hussein. A vitória se deu após o vice Ali bin retirar  a sua candidatura depois do primeiro turno e Blatter, que está no cargo desde 1998, foi reeleito. Até alguns dias, o presidente Blatter era amplamente favorito a vencer a eleição. Mas devido aos acontecimentos dos últimos dias, várias entidades nacionais, e até mesmo a Uefa, que comanda o futebol na Europa, declararam o voto ao príncipe jordaniano. Os episódios acabaram sendo decisivos para que o pleito desta sexta-feira mudasse de figura. Neste primeiro turno, Blatter teve 133 dos votos, contra 73 do rival, além de mais três abstenções. Para conseguir vencer a eleição logo no primeiro turno, seria necessário conseguir pelo menos dois terços das escolhas. No entanto, antes que a segunda parte da eleição fosse disputada, Ali desistiu do pleito.

Outros nomes também estão envolvidos nesse escândalo da FIFA e não vai ser nada fácil, pois a polícia americana não vai deixar barato e também investigará as confederações Argentina e Paraguaia. A crise na Fifa pode chegar ao futebol brasileiro.

O senador pelo Rio de Janeiro, Romário Farias, vem criticando há tempos os atuais acusados brasileiros, tanto Marín como Del Nero. Romário quer presidir uma comissão e abrir uma CPI para investigar a CBF, abrangendo as copas das Confederações e Copa do Mundo realizadas aqui no Brasil.

 

Um comentário em “Escândalo da FIFA

  1. Se e p/colocar ordens na zueira chamada FIFA dona do futebol mundial,tem que fazer a limpesa completa,sairem todos os menbros enclusive seu presidente eleito ontem Joseph blat.Dai sim a moralidade e a confianca voltarar a reina no mundo desse futebol tao sofrido e manchado que ficou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *