Prefeito e vice são cassados pela segunda vez em Atalaia
O prefeito afastado de Atalaia, Professor Mano (PTB) e o vice, Elvio Brasil (PTB) foram cassados pelo crime de abuso de poder econômico decorrente de fraude conhecida como Caixa 2.
O juiz eleitoral, João Paulo Alexandre dos Santos reconheceu a irregularidade nas doações e cassou os mandatos eletivos de ambos. Essa é a segunda vez que prefeito e vice são cassados.
O CASO
As contas dos candidatos foram aprovadas sem ressalva pelo Tribunal Regional Eleitoral. E dentro do prazo permitido por ele para questionamento das contas, o Partido Social Democrático (PSD) realizou uma auditoria e encontrou irregularidades, dentre elas a identificação de pessoas físicas beneficiárias do Programa do governo federal, Bolsa Família, que faziam doações em dinheiro vivo no valor de R$ 3 mil em dinheiro vivo.
O advogado do PSD, Pedro Jorge Bezerra explicou que foram realizados depósitos com diferença entre eles de 20 segundos, ou seja, em um minuto eram realizados cinco depósitos.
“Ao todo foram 58 laranjas que fizeram a doação para campanha cuja fonte é oculta”, comentou o advogado.
Outro ponto é que durante as investigações foi possível identificar que alguns doadores em que a diferença entre uma doação e outra era de apenas 20 segundos não estavam na agência bancária no mesmo horário, o que comprova a irregularidade.
“Com essa decisão o prefeito e o vice têm seus direitos políticos cassados por oito anos”, comentou Pedro.
Quem já assumiu o comando da cidade foi Zé do Pedrinho (PSD), o segundo colocado nas eleições.
Redação com agências