Estado promove mais um curso de inseminação artificial em bovinos

catsA Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) promove, esta semana, o segundo curso de inseminação artificial em bovinos, no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha.

O projeto é uma realização da Seapa, Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A capacitação faz parte das ações do Programa Pró-Leite, desenvolvido pela Seapa, e visa o melhoramento genético de rebanhos, ensino e doações de sêmen, equipamentos e materiais para a inseminação.

O curso vai até a próxima sexta-feira, com 40 horas/aula e inclui estudo teórico e prática pelo método shiva.

Estão inscritos nesta nova etapa do projeto 13 produtores rurais de Chã Preta, Batalha, Junqueiro, Penedo, Major Izidoro, Pão de Açúcar, Jacaré dos Homens e Maceió.

O instrutor do curso, Rogério Madeiro, veterinário da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), reforça a importância da capacitação como um meio de formar novos técnicos na prática de inseminação artificial de bovinos.

Para o secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, o esforço do governo de Alagoas fortalece o setor agropecuário. “Esta iniciativa contribui para o desenvolvimento profissional do produtor rural”, disse o gestor.

A primeira capacitação, realizada em abril, garantiu formação técnica para 13 produtores rurais das cidades de Batalha, Colônia Leopoldina, Campo Alegre, Traipu, Ouro Branco, Jacaré dos Homens e Quebrangulo.

No encerramento, na sexta-feira, dia 15, serão entregues certificados aos participantes e doação de mudas de craibeira, árvore-símbolo de Alagoas.

O próximo curso será realizado no mês de junho. Mais informações e inscrição com o diretor de Unidades Avançadas da Seapa, Alexandre Loureiro:  8876-7254 / 3315-3665.

 

Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *