Articulação no Semiárido Realiza 14º Encontro Estadual

11Entre os dias 29 de abril e 01 de maio aconteceu no centro Xingó, no município de Piranhas, o 14º Encontro Estadual da Articulação no Semiárido – ASA em Alagoas (ENEASA). O encontro teve como tema “Experiências semeadas, fortalecem a convivência”, considerando as práticas e experiências de convivência com o semiárido, que foram postas em prática ao longo dos 15 anos da rede ASA no estado. Neste mesmo encontro aconteceu o 3º Encontro de agricultores e agricultoras experimentadores, e o lançamento de dois importantes projetos “bancos de sementes do Semiárido” e “Cisternas nas Escolas”.

Estiveram presente agricultores, técnicos e representantes do poder público, fazendo a memória destes quinze anos de conquistas, e reafirmando a convivência  com o semiárido e a contraposição aos equívocos de combate a seca, compreendendo que essa é resultado natural e inevitável do clima semiárido. Houve ali uma mostra de cores, saberes e sabores, de um semiárido vivo e vibrante como seu povo, com música, culinária, artesanato e muita poesia, retratando a diversidade do povo sertanejo, mulheres, homens e crianças que estão firmados nesse lugar.

Foi priorizada no encontro a discussão sobre uma educação contextualizada, comprometida e capaz de atender as necessidade especificas desse povo, a discussão esteve ligada a implementação de cisternas nas escolas, que visa além de proporcionar água de qualidade a comunidade escolar, serem instrumentos didáticos. Paralelamente as atenções também foram voltadas ao programa de sementes, que visa a formação de bancos comunitários, que guardam e garantem a reprodução das sementes desse povo.

“É no semiárido que a vida pulsa, é no semiárido que o povo resiste.”

Moisés oliveira

Comunicador popular ASA Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *