Sertão e Agreste devem ter chuvas abaixo do normal de maio a julho
O informe climático registrado em abril de 2015, após a reunião de análise e previsão climática ocorrida no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, aponta que a previsão para o trimestre de maio a julho de 2015 é de chuvas abaixo do normal no Sertão e Agreste de Alagoas, e dentro da faixa de normal nas regiões do Litoral e Zona da Mata.
Durante a reunião, que aconteceu por meio de videoconferência para todos os estados do Brasil, foram analisadas as condições da pluviometria ocorrida nos meses anteriores e os campos globais dos oceanos e da atmosfera do mês de março e incluindo a primeira quinzena de abril de 2015.
Segundo o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Emanuel Teixeira, em maio, junho e julho poderá ter chuva dentro de sua normalidade nas regiões do litoral e Zona da Mata.
“Para as regiões do Agreste e Sertão, a situação é um pouco mais complicada porque as chuvas devem ficar abaixo do esperado. Neste período de abril a julho, a chuva ocorre do oceano para o continente. Então, quando as nuvens se aproximam do Agreste, por exemplo, ela já perdeu umidade”, explicou o meteorologista, que atua na Diretoria de Meteorologia (DMET) da Semarh.
Tempo seco
Ainda de acordo com Teixeira, ao analisar o período entre de janeiro a março de 2015, a precipitação acumulada ficou abaixo da climatologia em grande parte do Estado. Nas seis regiões ambientais, Sertão, Agreste, Baixo do São Francisco, Sertão do São Francisco, Zona da Mata e Litoral o trimestre foi classificado como seco.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos lembra que disponibiliza diariamente a previsão do tempo para todas as regiões de Alagoas. As condições climáticas podem ser acessadas no site da Semarh, www.semarh.al.gov.br.
Agência Alagoas